Dicas de RPG: Esqueletos!

Olá galera, desculpem o baixo número de postagens, estou envolvido em varias coisas em busca da tão sonhada piscina de dinheiro igual ao do Tio Patinhas, mas em breve essas coisas irão se acalmar e poderei postar tudo que tenho em mente sobre RPG.


Mas o tema de hoje é: Esqueletos!


Esses mortos vivos que normalmente são despedaçados sem piedade pelos personagens dos jogadores sem dó nem piedade e que todos esquecem que um dia eles foram seres humanos... mas que tal mudarmos um pouco isso? Vamos dar um pouco mais de vida aos nossos queridos esqueletos!
Para montarmos uma horda de esqueletos maneiros, acredito que podemos iniciar caracterizando-os, não apenas os esqueletos, mas também o ambiente que os cercam.
Um esqueleto, é um corpo morto (¬¬), mas diferente de um zumbi, um esqueleto é um morto vivo, em sua grande maioria, morto a muito mais tempo, pois não há, ou quase não há mais carne e órgãos para se decomporem. Então, partindo desta simples idéia, o lar de um ou vários esqueletos é um lugar a muito esquecido pelo tempo. Segue alguns exemplos:
  • Uma cripta de um antigo cemitério abandonado.
  • As ruínas de um antigo forte de guerra abandonado.
  • Uma região não muito visitada, onde ocorreu uma grande e antiga batalha.
  • As profundezas de uma antiga e perigosa masmorra onde muitos aventureiros tombaram.
Outra coisa que normalmente não fazemos para ilustrar/caracterizar nossos esqueletos é mostrar a origem dele. 
-Mas como podemos fazer isso? 
Você me pergunta, e eu respondo com um belo "Simples!". 
Basta descrever um pouco o que restou das vestes, pertences e armas da maioria dos esqueletos e quem sabe até mesmo indicar a raça que era o esqueleto, claro que entre humanos e elfos fica meio difícil se o esqueleto estiver "pelado", mas a diferença entre humanos, anões e halfling (por que não?) dão uma grande diferença, pois tenho certeza que os jogadores não vão esquecer tão cedo da masmorra cheia de Halflins Esqueletos! Isto até pode não parecer algo novo, mas muitos mestres não utilizam isso, deixando o encontro de forma vazia, onde os jogadores só estão lá para matar tudo que se mexer.
No momento que os personagens estão recebendo a missão, aproveite pra "socar guéla a baixo" um pouco da história do local onde estarão seus esqueletos (claro, não exagere a menos que seu grupo goste disto). 
E quando os esqueletos começarem a se erguer pela presença dos intrusos, narre como as armaduras e armas padronizadas, mostram que os esqueletos pertenciam a uma antiga unidade do exercito elfico; ou coloque alguns deles com algum tipo de bolsa, e quando os jogadores pilharem investigarem, encontram antigos pergaminhos contando o que aconteceu com eles (esqueletos quando ainda eram vivos) e peças da época deles... e claro, alguma coisas para agradar os jogadores como uma velha poção de cura. ^^

Mas nem sempre os esqueletos se formam por acaso do destino, algumas vezes eles são criados para um mal maior, para serem guardiães de alguma coisa ou soldados de alguém. Então vamos agora tratar dos esqueletos criados a pão de ló.
Você é um foderoso necromancer ou lich que tem o poder de criar mortos vivos... você poderia criar uma temível horda de zumbis, mas eles são muito fedorentos devido a carne apodrecida, então você cria uma horda de guerreiros esqueletos para servi-lo.
Bem, na verdade é isso que eu imagino quando um Necromancer tem um exercito de esqueletos...
Mas seja qual for o motivo que seu necromancer lich tenha para ter esqueletos, vou dar uma dicas para enriquecer, ou não, a horda de terror do seu RPG.

Primeiramente, se seu NPC ser um cara com muito poder não faça apenas a tropa de esqueletos para servilo. Um exercito de esqueletos é até interessante, mas se der (e dá, pois você é o mestre) coloque uns esqueletos "especiais", como um esqueleto de um gigante no meio dos esqueletos "normais".
No momento, eu estou jogando Castlevania Dawn of Sorrow, para DS. E neste game tem muito monstro maneiro, dentre eles alguns esqueletos um tanto diferentes que você pode modificar aqui e ali para fazer esqueletos mega maneiros. Vou dar uma idéias que tive enquanto jogava:

  • Cobra gigante esqueleto: Um esqueleto que tem a forma de uma cobra, os ossos da cabeça para baixo é tomado por espinhos e de sua boca sai uma baforada de fogo (ou gelo, ou veneno, etc).
  • Esqueleto Alado: Um esqueleto com asas usando uma lança.
  • Lobo, tigre e derivados esqueletos: Um esqueleto de quatro patas que é bem rápido.
  • Esqueleto cabeçudo das trevas: sei, o nome é horrível, mas o principio desse é o seguinte: Um esqueleto de corpo grande e com cabeça bem grande de onde vem uma energia necrótica. Da boba deste esqueleto sai um raio necrótico.
Tenho mais alguns, mas a preguiça é grande, mas onde quero chegar é: Aproveite que o esqueleto é um morto-vivo criado e faça os esqueletos mais bizarros que habitam sua mente para enfrentarem os jogadores.

Ainda no tema esqueletos especiais, existe um tipo de esqueleto muito poderoso no jogo do Super Mario, os Dry Bones. Que são aqueles esqueletos que assim que você pisa neles e pensa que esta livre, eles se remontam. Agora coloque esse tipo de esqueleto que se remonta em seu RPG em uma missão que os personagens devem fazer algo rápido como ativar alguns dispositivos espalhados pela sala ou algo do tipo.


Um esqueleto normalmente é um desafio fácil para os jogadores, mas eu gostos de misturar esses monstros fáceis com armadilhas. Tem uma imagem no livro de D&D 3.0 que há uma espécie de escotilha com um fundo cheio d'água, enquanto a personagem tentava abrir para escapar do afogamento, um esqueleto pulava sobre ela. E podemos fazer o mesmo e coisas parecidas em nossas mesas.
No lugar de um fosso de 9m com espinhos, podemos colocar um buraco que leve os personagens que caíram direto para um lugar pequeno e abarrotado de esqueletos.


Para finalizar, temos um 3° tipo de esqueleto, a clássica alma presa no esqueleto. Este é o tipo de esqueleto mais poderoso, pois possui uma consciência, inteligência e personalidade. Esse tipo de Esqueleto está vagando para completar seu objetivo, para finalmente conseguirem descansar em paz ou simplesmente para completar seu desejo de dominar a tudo e a todos.
Estes esqueletos são geralmente os bons e velhos vilões cavaleiros da morte que usam tropas de mortos vivos para dominar e escrotizar vilarejos e cidades. Mas você pode surpreender seus jogadores colocando um Cavaleiro Esqueleto bondoso para ajudar os personagens ou pedindo que os personagens o ajudem a ter o descanso merecido... claro que as chances dos jogadores destruirem o NPC esqueleto na primeira rodada é grande, mas vale o risco e se isso ocorrer não facilite a missão.
Legal também é deixar que um de seus jogadores seja um Guerreiro/Feiticeiro/Ladino Esqueleto. Tive apenas um Guerreiro Esqueleto em meu grupo, que foi inesquecível (Cap. Salsa Galeto). Este jogador fazia coisas muito maneiras com seu personagem, como atravessar um rio andando por baixo d'água e atravessar uma área infestada pela magia enxame de insetos, mas claro que nas cidades não era bem quisto.

Bem galera, acho que por hoje é só. Se tiverem algo a acrescentar é só comentar ai no post! Abraço!

Postar um comentário

0 Comentários