Séries e TV | Relembre a clássica série de tv ´´Xena: A Princesa Guerreira``


Xena: Warrior Princess foi uma das séries de maior sucesso da televisão

Xena: A Princesa Guerreira (Xena: Warrior Princess) é uma clássica série de televisão neozelandesa originalmente exibida entre 4 de setembro de 1995 e 18 de junho de 2001, a série foi um grande sucesso, sendo exibida em cerca de 108 países ao redor mundo. Sendo listada em décimo na lista das 25 Melhores séries de Culto da História da tv.

O programa foi criado em 1995 pelos diretores e produtores Robert Tapert e John Schulian, foi produzida pela Pacific Renaissance Pictures LTDA em parceria com a Universal Studios, foi distribuída pela MCA e internacionalmente pela MCA International. A série narra as aventuras de Xena, uma guerreira que tenta redimir-se de seu passado violento ajudando todas as pessoas Na série, Xena é acompanhada por Gabrielle, cuja história é contada paralelamente durante o seriado.

Após esta breve introdução, nada melhor do que relembrar um pouco da saga da princesa gerreira mais famosa da tv.

Onde tudo começou

A série é um spin-off do programa Hercules: The Legendary Journeys, ou seja, derivou dessa série. De fato, a saga de Xena na televisão começou com uma participação especial da personagem em Hercules durante três episódios, The Warrior Princess, em 13 de março de 1995, The Gauntlet, em 1 de maio de 1995, e Unchained Heart, em 8 de maio de 1995, nos dois primeiros episódios Xena era uma das vilãs da série, mas no terceiro, ela se aliou com Hercules para derrotar o personagem Darphus. No roteiro original, Xena morreria no terceiro episódio, mas ela acabou fazendo sucesso com o público; os produtores já planejavam uma sequência para Hercules, a ideia de darem um programa à Xena foi do produtor Robert Tapert.

A terceira temporada foi o auge do programa, que começou a ser vendido para outros países e também a ter as primeiras convenções. Com uma boa audiência, a série assumiu o segundo lugar no ranking, desbancando Hercules.


Enredo principal

O show é uma fantasia histórica estabelecida na Grécia antiga, embora com personagens de outros tempos. A série detalha as aventuras da ex-assassina Xena, que procura redimir-se em uma missão para compensar seu passado sangrento. Xena é acompanhada em suas viagens por Gabrielle, uma jovem mulher que se torna sua melhor amiga e, eventualmente, mais confiável aliada. O show usa livremente nomes e temas de diversas mitologias em todo o mundo, principalmente os gregos, mas sempre tenta adaptá-los de acordo com as exigências do enredo. Figuras históricas e eventos de um certo número de diferentes épocas históricas e mitos fazem inúmeras aparências, como Homero, antes dele ser famoso, e Gabrielle o incentiva; a queda de Tróia; e a captura de César por piratas. Mas há também várias situações retratadas no seriado que fogem completamente tanto à área mitológica quanto à histórica, como uma fase do seriado em que Xena mata quase todos os deuses do Olimpo. Essa série foi a primeira a reunir fãs em todo mundo para discutir sobre a série, sendo que o Fandom continua até hoje. Também foi uma das primeiras a passar da década de 90 para os anos 2000.

Xena é uma mistura de ação, aventura e mitologia. Embora se passe nos tempos antigos, debate temas atuais, como violência, preconceito e amizade. E se observa também uma certa tendência nos roteiros em retratar a cultura judaico-cristã como certa e as demais culturas como algo de caráter duvidoso. Além de Xena e Gabrielle, a série conta também com uma variedade de personagens recorrentes, incluindo adversários como Ares, Alti e Callisto, e aliados como Joxer, Salmoneus, Virgílio, Autolycus e Eli.

Personagens Principais

Xena (Lucy Lawless) - Uma guerreira que após a trágica morte de seu irmão tornou-se uma assassina que formou um exército na Grécia para saquear aldeias e matar os habitantes, tendo sido por isso confrontada por Hércules. Xena acabou se apaixonando por ele e, por sua influência, foi se arrependendo de seus crimes e decidiu passar a usar suas habilidades para ajudar as pessoas, e assim, compensar suas maldades.

Gabrielle (Renée O'Connor) - A melhor amiga de Xena. Elas se conheceram quando Xena salvou Gabrielle e sua família de um sequestro. Gabrielle passou a acompanhar Xena depois disso, aprendendo com ela e várias outras pessoas, incluindo as Amazonas, com quem ela se aliou e aprendeu várias técnicas de luta. Com o passar da série, ela evoluiu de uma simples fazendeira para uma grande guerreira, além de uma confiável aliada de Xena

Joxer (Ted Raimi) - Um amigo que Xena e Gabrielle conhecem ainda na primeira temporada, que se torna um personagem de grande importância no decorrer da série. Apesar dele ser uma boa pessoa, ele é atrapalhado e descrito como idiota, e passa o programa tentando dar provas de que é um guerreiro de verdade.

Abertura da Série

A abertura de Xena teve dois modelos durante a série. O primeiro foi apresentado durante as primeiras cinco temporadas, e o segundo, somente na última. A abertura é composta por cenas da própria série, ao fundo há música The Warrior Princess, combinado com a voz de um locutor falando um texto que permaneceu imutável durante toda a série:



Original em Inglês

In a time of ancient gods
...warlords
...and kings
a land in turmoil cried out for a hero
She was Xena...
...a mighty princess, forged in the heat of battle.
The Power...
The Passion...
The Danger...
Her courage will change the world

Versão em Português

Na época dos deuses antigos
... opressores
... e reis
uma terra sem lei clamava por uma heroína
Xena
...uma poderosa princesa forjada no calor da batalha
A força...
A paixão...
O perigo...
A coragem dela mudará o mundo

Influência na Comunidade Gay

Xena vem sendo homenageada e cultuada na comunidade lésbica desde seu término, algumas chegaram a abraçar Xena e Gabrielle como ícones lésbicos. Um grupo lésbico chamado The Marching Xenas participou de vários eventos lésbicos.

Uma questão de muito interesse entre os fãs da série é saber se Xena e Gabrielle são ou não amantes, o que é deixado de forma ambígua propositalmente pelos seus escritores. Dentro da própria série foi criado o termo Subtexto ou maintexto, que englobaria o assunto dentro dos episódios, e chegou a ser citado por um personagem em Send in the Clones. Esse assunto tornou-se o principal nos debates e no Fandom da série, pondo em questão a natureza sexual das próprias Lucy Lawless e Renée O'Connor.

Em 2003, Lucy declarou que no episódio final que Gabrielle ressuscita Xena com uma espécie de beijo, ela considerou que o relacionamente gay de Xena e Gabrielle ficou mais explícito do que nunca. No entanto, em um DVD lançado em 2003-2005, os atores e escritores da série voltaram a abordar o assunto com ambiguidade, pois Ares foi apresentado como um grande interesse amoroso de Xena. O Fandom de Xena também popularizou o termo Altific, que significa Ficção Alternativa para se referir ao lesbianismo da série.


O aguardado retrono de Xena

Desde o fim da série têm circulado rumores de que um longametragem de sequência do seriado estaria sendo planejado. Em 2003, a roteirista Katherine Fugate foi abordada sobre o projeto, e ela respondeu que acreditava que o lançamento do longa poderia em 2009, mas até hoje nada foi confirmado. Lucy Lawless, a atriz e eterna Xena, já foi questionada em várias entrevistas, em todas ela disse estar muito interessada em atuar e voltar a ser Xena, principalmente em um filme da personagem.
Xena: A Princesa Guerreira é uma série que deixou muitas saudades, e sem dúvida alguma ´´vale a pena ver de novo``.

Fonte: Wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários