Confira tecnologias dos filmes de ficção que viraram realidade


  As invenções tecnológicas criadas pelos filmes são mais reais do que se imagina. Diversas obras de ficção científica, desenhos animados e séries serviram de inspiração para que cientistas desenvolvessem mecanismos para tornar realidade o que a ficção já havia pensado.
Com carros futuristas, computadores e robôs, a imaginação dos roteiristas alimenta a indústria tecnológica e, por isso, selecionamos alguns exemplos de inovações que provam como a vida imita a arte. Confira.

Audi utilizado em Eu, Robô (Foto: Reprodução)

Touchscreen

O filme Minority Report, lançado em 2002, mostrou diversas tecnologias que poderiam existir em 2025, ano em que o longa se passa. Uma delas é a tela sensível ao toque que reage às ações dos usuários.
O que talvez o diretor do filme Steven Spielberg não esperasse é que mais de dez anos antes, os displays não são mais nenhuma novidade. Com iPhones e tablets este tipo de comando por toque é uma realidade do dia a dia.

Detetive John Anderton usando a interface em Minority Report (Foto: Reprodução)

Detetive John Anderton usando a interface em Minority Report 
iPad
Dispositivos parecidos com iPads são apresentados em 2001: Uma Odisseia no Espaço. No clássico de 1968, em uma das cenas dois astronautas comem enquanto utilizam tecnologias com formato e espessura como os tablets.
Na briga judicial entre as duas gigantes Samsung e Apple, a sul-coreana usou o filme como prova de que o design do aparelho da empresa da maçã é, na verdade, inspirado no filme.

Cena do filme 2001: Uma odisseia no Espaço de 1968 (Foto: Reprodução)

Cena do filme 2001: Uma odisseia no Espaço de 1968 
Videoconferência

De Volta Para o Futuro, o clássico da década de 80, é uma franquia americana de grande sucesso e parte do fascínio dos fãs é pela criatividade de tecnologias inusitadas para a época. Parecia impossível imaginar que no futuro, você poderia estar sentado em uma sala conversando com diversas pessoas através de um monitor.
Mais uma vez, anos antes o homem criou um mecanismo que possibilitou este tipo de comunicação. A videoconferência, hoje em dia, é muito popular não só em televisões como o filme previa, mas em smartphones e tablets também.

Videoconferência foi uma das inovações em De Volta para o Futuro (Foto: Reprodução)

Videoconferência foi uma das inovações em De Volta para o Futuro 
Empregada robô
Como não se lembrar de Os Jetsons? A série animada, lançada em 1962, sucesso no Brasil e no mundo, trouxe diversas invenções ao mundo real, e a empregada Rosie foi uma delas. Com rapidez, ela se deslocava pela casa em um único pé com rodinhas e ainda reclamava da bagunça feita pelos personagens.
Apesar de não terem o mesmo humor de Rosie e não serem uma realidade corriqueira, diversos robôs já fazem tarefas domésticas sozinhos e facilitam a vida do lar.

A empregada Rosie da família futurista em os Jetsons (Foto: Reprodução)

A empregada Rosie da família futurista em os Jetsons 
Carros que se dirigem sozinhos

Presentes em diversas obras de ficção, os carros que dirigem sozinho são sinônimo de avanço tecnológico. No filme Eu, Robô o detetive interpretado por Will Smith anda em um carro com controle robótico e assim ele não precisava assumir a direção.
Nos últimos anos os veículos que não precisam de motorista têm se desenvolvido bastante. Já existem muitos projetos experimentais e empresas como Audi, Nissan e Cadillac já apresentaram modelos de carros em que não é necessário ninguém para dirigir.

Audi utilizado em Eu, Robô (Foto: Reprodução)

Audi utilizado em Eu, Robô 
Vídeo game sem joysticks

Em uma cena do filme De Volta para o Futuro II, Marty mostra para algumas crianças como jogar video game com uma arma de pistola e elas desdenham do fato de ele usar joystick. Apesar do personagem estranhar o fato, na vida real a chegada do Kinect causou animação entre os gamers. A tecnologia criada permite maior interação com o jogo, já que o jogador utiliza o corpo inteiro para fazer os movimentos.

Cena de De Volta para o Futuro II (Foto: Reprodução)

Cena de De Volta para o Futuro II 


Exemplos como esses mostram que as barreiras entre a ficção e a realidade podem ser quebradas. O desenvolvimento tecnológico possibilitou essas invenções e muitas outras tecnologias ainda estão por vir. E para você? O que mais deverá sair das telas para a realidade?

Postar um comentário

0 Comentários