Uncharted, aventuras de Drake completam cinco anos

São poucas as franquias lançadas recentemente que conseguem ser unanimidade com o público gamer. Uncharted é uma delas. Apenas cinco anos após o lançamento do primeiro jogo da série, Uncharted Drake’s Fortune, o herói Nathan Drake coleciona prêmios e admiradores por todo o mundo. Com seu humor ácido e doses cavalares de aventura e adrenalina, o anti-herói carismático se consolidou no mercado a ponto de ser um dos principais representantes da atual geração de consoles.

Nathan Drake

História
Em 2007 a empresa Naughty Dog lançou a nova franquia para PlayStation 3. O que no início parecia uma grande mistura de Tomb Rider com Indiana Jones, aos poucos foi se revelando um jogo com características próprias, ótimos personagens e um enredo eletrizante.

Uncharted 1 

O caçador de tesouros Nathan Drake partia em busca do El Dourado. Para auxiliar na campanha, o jogador contava com a ajuda de Victor Sullivan, tutor do herói, e Helena Fisher, jornalista e par romântico da série.
Com espírito inconsequente e sem temer a morte, o descendente do explorador Sir Francis Drake estava disposto a tudo para resgatar o legado da família e ficar bastante rico. A premissa seguiria por todos os jogos da série, mudando apenas o caminho que o herói tomaria para alcançar os objetivos.
Títulos
São quatro jogos lançados até o momento: Uncharted Drake’s Fortune, Uncharted Among Thieves, Uncharted Drake’s Deception e Uncharted Golden Abyss. Os três primeiros são exclusivos do PlayStation 3 enquanto o último faz parte do catálogo do PlayStation Vita. Ao todo a série já vendeu 17 milhões de cópias pelo mundo, sendo umas das principais franquias desta geração de consoles.

capas

Recheado de cenas de ação o jogo chegou ao mercado conquistando o público com uma narrativa simples e ao mesmo tempo eletrizante. Não era incomum observar Nathan Drake cercado de inimigos enquanto balas cruzavam o ar em busca de um alvo. Com uma quantidade significativa de explosões e elementos na tela, Uncharted mudou a maneira de se desenvolver jogos, ditando novas tendências e estabelecendo seu lugar no mercado.
Personagens
O principal trunfo da franquia Uncharted não é a sequência cinematográfica que cerca Nate a cada passo, mas sim a profundidade dos personagens clichês e seus relacionamentos. O time de elite da série é composto por Victor Sullivan, Elena Fisher, Chloe, Cutter e Marisa Chase.

Drake e Elena

A importância de Sully é tão grande para o desenvolvimento dos jogos como um todo, que o penúltimo título da franquia,  Uncharted Drake’s Deception, gira quase que exclusivamente em torno da relação de Drake com o seu tutor. Ainda jovem o aventureiro conhece Victor Sullivan após bater sua carteira e depois de uma lição moral os dois engrenam uma amizade verdadeira que se estende até os dias atuais.

Time de elite

Elena Fisher é o principal par romântico da série. Principal porque não é a única mulher que se envolve com Nathan na franquia. Drake conhece Elena ainda no primeiro jogo e com o passar do tempo o relacionamento dos dois vai se aprofundando. No terceiro jogo da série o romance já aparece consolidado, quase que esgotando as possibilidades de Nathan se envolver com outra personagem.

Drake e Chloe

Chloe surge no segundo título e tem um rápido relacionamento com Drake, que se esgota completamente quando Elena surge na edição. Extremamente aventureira, a morena é quase que uma versão feminina do herói. Sem depender dos cuidados de Nathan, a personagem é um dos destaques da série, protagonizando ótimos diálogos e cenas próprias arrebatadoras. A aceitação da sexy aventureira foi tanta que ela retornou no terceiro jogo da franquia.
Claramente inspirado fisicamente no ator Jason Statham, Charlie Cutter é um caçador de tesouros introduzido no terceiro jogo da série. No inicio do game o valentão surge como aliado dos vilões do título, mas depois se revela ao lado de Nathan Drake e Victor Sullivan.

Cutter

Marisa Chase faz parte do elenco de Uncharted Golden Abyss, único jogo da série que não foi produzido pela Naughty Dog, apenas passou pela surpervisão da empresa. Chase é neta de Vicent Perez e é a companheira de Drake na aventura.
Vilões
Se existe um questionamento por parte dos fãs é quanto ao desenvolvimento dos vilões da série. De todos os inimigos de Nathan Drake, não seria exagero afirmar que apenas dois são dignos da aventura: Zoran Lazarevic e Katherine Marlowe.

Lazarevic

O cruel e louco Lazarevic é o principal antagonista do segundo jogo da franquia. O ex-oficial soviético assina como traficante de armas e inferniza a vida dos personagens. Uma das cenas mais marcantes protagonizada pelo vilão é o frio assassinato de Jeff, câmera de Elena Fisher.

Katherine Marlowe é completamente diferente de Zoran. A vilã não suja as mãos com sangue, mas não deixa de ser fria e calculista. Sempre cercada por inúmeros capangas, a velha conhecida de Victor Sullivan abusa da inteligência para manipular os personagens.
Entre todos os vilões da série também merecem destaque Fliyn, Eddie Raja, Jason Dante, Roberto Guerro, Draza e Gabriel Roman. Atoq Navarro, antagonista do primeiro jogo da franquia é um arqueólogo sul-americano que comanda um grupo de mercenários. Apesar das características interessantes, o vilão não agradou a maioria dos jogadores, sendo duramente questionado até mesmo pela imprensa especializada.

Katerine (Foto: Katerine)
 
Prêmios
Uma das séries mais premiadas de todos os tempos, a franquia coleciona inúmeros títulos de Game Of The Year dos veículos especializados ao redor do mundo. Entre os destaques estão o GOTY da edição 2009 da Video Game Awards com Uncharted Among Thieves e o título de melhores gráficos do mesmo prêmio na edição 2011.
Até o momento não há qualquer notícia sobre um novo capítulo da franquia. Entendemos que, com o lançamento de The Last of Us - desenvolvido pela mesma Naughty Dog - os esforços estão concentrados na nova franquia. Sendo assim, é bem provável que um novo Uncharted só comece a ser desenvolvido no ano que vem e com grandes chances de chegar já na próxima geração de consoles.

Postar um comentário

0 Comentários