Veja como jogar clássicos do Super Nintendo no PC ou no celular


  Para muitos jogadores nostálgicos, não importa o quanto as máquinas evoluam, alguns videogames permanecem clássicos imbatíveis. O WXCG resolveu ajudar os fãs de Super Nintendo e ensinar várias maneiras de reviver suas aventuras preferidas em diversos outros aparelhos, como PC, telefones, consoles e portáteis. Isso é possível graças a programas chamados emuladores, que simulam aparelhos como videogames em diversas plataformas.

Super Mario World é um dos jogos inesquecíveis do Super Nintendo (Foto: Divulgação)

Super Mario World é um dos jogos inesquecíveis do Super Nintendo 

Os jogos por sua vez são reproduzidos em arquivos chamados ROMs. Apesar de eles poderem ser encontrados na internet, legalmente, o jogador apenas pode usufruir de ROMs se tiver fisicamente os cartuchos. Confira alguns dos emuladores para cada plataforma:
Computador
De todas as plataformas, o computador é o mais fácil para se encontrar emuladores e é o que tem a melhor compatibilidade. Alguns como ZSNES e Snes9x poderão rodar praticamente todos os títulos do Super Nintendo sem qualquer dificuldade no PC.

Zsnes é um dos melhores emuladores para PC, ao lado do Snes9X (Foto: Divulgação)

Zsnes é um dos melhores emuladores para PC, assim como Snes9X 
Eles não têm problemas nem mesmo com jogos que exigem periféricos ou emulação de chips especiais, como Star Fox e seu chip Super FX, Mario Paint e seu acessório de Mouse ou mesmo Yoshi’s Safari com a bazuca Super Scope.

Telefones celulares

J2meSNES, SNesoid, iSnes, snes4iphone e Snes9x EX
Se seu telefone for um pouco antigo, há opções como o J2meSNES, um emulador em Java que deve funcionar na grande maioria dos aparelhos. Porém, a experiência fica bastante comprometida e a compatibilidade é bem baixa.
Em smartphones Android, há opções como o SNesoid, mas ele sofre um pouco de queda de performance, especialmente em jogos que usam efeitos de transparência. No menu, há algumas opções para compensar essas perdas e deixar os jogos mais leves.

Emulador snes4iphone e suas opções de visualização e controle (Foto: Divulgação)

Emulador snes4iphone e suas opções de visualização e controle

No iPhone, há o snes4iphone e o iSnes, que funcionam bem em modelos como o iPhone 3G, mas oferecem uma experiência ainda melhor a partir do hardware do iPhone 3GS. o iSnes também traz uma peculiaridade que é permitir que o controle do Nintendo Wii se conecte ao emulador para controlá-lo.
Outra opção tanto para iPhone quanto para Android seria o Snes9x EX, versão do Snes 9x para aparelhos móveis, com uma compatibilidade bastante razoável.

Postar um comentário

0 Comentários