Como jogar Minecraft em modo multiplayer


Minecraft é um jogo que permite a criação ou recriação de praticamente qualquer objeto ou construção através do uso de blocos. Contudo, projetos maiores podem ser extremamente complexos e cansativos quando realizados por apenas uma pessoa. Portanto, se a união faz a força e duas cabeças pensam melhor do que uma, basta seguir nosso tutorial para aprender a convidar seus amigos para seu mundo em Minecraft.

Explore as cidades do vasto mundo criado pelo jogo (Foto: Divulgação) (Foto: Explore as cidades do vasto mundo criado pelo jogo (Foto: Divulgação))Minecraft (Foto: Divulgação)
Foi pensando nisso que Markus “Notch” Persson, criador de Minecraft, e sua equipe disponibilizaram, a partir da versão 1.3 de Minecraft, a conexão entre computadores através de uma rede LAN.
Para conseguirmos simular uma rede local (LAN) de computadores através de uma conexão de internet, utilizaremos o programa Hamachi. Siga os seguintes passos para configurá-lo:
Passo 1 - Faça o download do Hamachi

minecraft-construcao-casa-quadrada-decorada (Foto: minecraft-construcao-casa-quadrada-decorada)Minecraft (Foto: Reprodução)
Passo 2 - Criando uma nova rede no Hamachi
Na tela principal do aplicativo, clique no botão “Ligar”.
Caso seja a primeira vez que o Hamachi é conectado, será necessário registrar o cliente para que o programa possa fornecer um endereço de rede. O nome do cliente será sugerido , contudo é possível alterá-lo. Quando estiver pronto, clique em 'Create'.
Ao clicar em 'Create', o Hamachi irá criar uma nova conexão de rede no Windows, que por sua vez irá requerir a escolha de um nível de segurança para nova rede. Escolha a opção que melhor se encaixar ao nível de segurança desejado.
Menu Principal do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Mais uma vez, caso essa seja a primeira vez que o Hamachi é executado em sua máquina, ele irá oferecer duas opções na tela inicial 'Criar Nova Rede' (1) ou 'Entrar em rede existente' (2). Caso contrário, as mesmas opções podem ser visualizadas clicando em 'Rede' (3).
Não se esqueça de anotar as informações fornecidas, pois ela serão utilizadas por seus amigos para conectarem em sua rede.
 
 
Passo 3 - Conectando-se a uma rede no Hamachi
Explicação básica sobre a interface do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Interface do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Selecione a opção “Entrar em rede existente” (2) e insira as informações fornecidas pelo criador da rede. Se todas as configurações forem válidas, você deverá ingressar com sucesso na rede desejada.
Note que seu IP (1) irá aparecer logo após o menu, essa informação será utilizada futuramente.


Passo 4 - Configurações extras

Acesse o 'Painel de Controle' > 'Rede e Internet' > 'Conexões de Rede' em todos os computadores que farão parte da rede criada. Com o botão direito, clique na interface de rede 'Hamachi' e depois vá em 'Propriedades'. Selecione a opção 'Protocolo TCP/IP Versão 4 (IPv4)' e a seguir em 'Propriedades'.
Opção "Propriedades" da interface de rede do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Opção 'Propriedades' da interface de rede do Hamachi (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Em seguida, clique em 'Avançado'. Certifique-se que o em “Gateways padrão:” o gateway 25.0.0.1 exista e que a opção 'Métrica automática' não esteja habilitada, possibilitando a mudança do valor de 'Métrica da interface' para 1.
Configurações TCP/IP avançadas (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Configurações TCP/IP (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
O firewall do Windows pode bloquear a comunicação de rede entre os computadores, para desabilitar seu firewall basta seguir os seguintes tutoriais: Windows XP ou Windows 7
Passo 5 - Criando e compartilhando um mundo no Minecraft
Abra o Minecraft normalmente e no menu principal clique em 'Singleplayer' para selecionar o mundo que deseja compartilhar com seus amigos. Após o seu mundo ser carregado com sucesso, pause o jogo com a tecla 'Esc'  para acessar o menu. Clique na opção 'Aberto para LAN'.
Menu "Aberto para LAN" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu 'Aberto para LAN' do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Ao clicar em 'Aberto para LAN', novas opções para configurações de jogo serão exibidas.
Opção Descrição
Modo de Jogo Permite alterar entre os modos 'Sobrevivência' e 'Criativo'
'Permitir Cheats' Habilita os comandos de operador para todos os jogadores
'Começar Mundo LAN' Permite a conexão de jogadores ao seu mundo
Após selecionar a opção 'Começar Mundo LAN', uma mensagem será exibida na parte inferior de sua tela com o 'IP:PORTA' (1). A partir deste momento seu jogo estará preparado para receber seus amigos.
Mensagem contendo informações de IP e PORTA do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Mensagem contendo informações de IP e PORTA do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Passo 6 - Conectando em um mundo no Minecraft
Como um jogador que deseja entrar em um mundo de seu amigo, inicie o Minecraft e no menu principal clique em 'Multiplayer'.
Opção "Multiplayer" do menu principal (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Opção Multiplayer do menu principal (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
No menu 'Jogar Multiplayer' você deverá selecionar a opção 'Conexão Direta', conforme a imagem abaixo:
Opção "Conexão Direta" do menu Multiplayer (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Opção 'Conexão Direta' do menu Multiplayer (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
O menu 'Conexão Direta' possui um campo de texto chamado 'Endereço do Servidor' , neste campo o IP (1) do Hamachi deve ser fornecido, seguido de dois pontos e a porta (2) deve ser informada pelo criador do 'Mundo LAN' (para mais informações consultar a seção 'Criando e compartilhando um mundo no Minecraft').
Menu "Conexão Direta" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu 'Conexão Direta' do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)
Ao selecionar 'Entrar no Servidor', caso todas as informações estejam corretas, o mundo deverá ser carregado.

Postar um comentário

0 Comentários