Confira os melhores jogos de RPG para PC

  Jogos de RPGs eletrônicos são extremamente difíceis de classificar. Afinal, como um gênero que se baseia em “interpretação de papéis” pode funcionar em mídias tão limitadas quanto PCs e videogames? A saída encontrada foi dar um foco maior à história e aos sistemas de evolução de personagens, introduzindo a noção de “escolhas” e “consequências”. Veja a seguir os títulos que mais se destacam nestes e em outros aspectos importantes do gênero:
The Witcher, um dos melhores RPGs dos últimos anos (Foto: Divulgação)
The Witcher, um dos melhores RPGs dos últimos anos (Foto: Divulgação)
O melhor RPG gratuito – Star Wars: The Old Republic
Star Wars: The Old Republic é um MMO gratuito que alcançou grande sucesso de crítica e de público na época de seu lançamento. Desenvolvida pela Bioware, o jogo é uma espécie de “continuação” de dois títulos também lançados para PCs (Knights of the Old Republic I e II).
Star Wars: The Old Republic, gratuito e fantástico (Foto: Divulgação)
Star Wars: The Old Republic, gratuito e fantástico (Foto: Divulgação)
Entretanto sua grande qualidade também contribuiu para o eventual esvaziamento de seu público. The Old Republic se destacou dos concorrentes com uma narrativa consistente, cheia de escolhas e consequências. O problema é que muitos jogadores abandonaram o jogo uma vez que as completavam, faltando maior incentivo para sua permanência no chamado "End Game".
O melhor RPG Online – World of Warcraft
É difícil argumentar contra este título, o gênero MMO é definido hoje em dia por World of Warcraft. Além de ser o mais jogado, ele mantém esta posição depois de quase dez anos de lançamento. Nunca um MMO foi tão jogado e por tanto tempo e isso se dá graças à comunidade ativa e jogabilidade viciante.
World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação) (Foto: World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação))World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação)
Apesar de não ser um bom RPG, no sentido de boas histórias e muitas escolhas com consequências, dentro do estilo MMO ele é certamente o mais divertido, principalmente pelo seu tamanho assombroso, incrível design de cenários e personagens, além de uma boa customização de seu avatar. As duas facções, a Horda e a Aliança também dão um senso de competição e torcida que é certamente um dos elementos centrais desse sucesso.
O RPG mais popular – Diablo
Diablo III quebrou todos os recordes de venda e pré-venda online, conseguindo alcançar a incrível marca de dez milhões de cópias em poucos meses. O mesmo sucesso avassalador ocorreu com os primeiros jogos da franquia, a colocando como uma das mais populares da história dos games.
Os três títulos da série venderam aproximadamente 30 milhões de cópias (Foto: Divulgação)
Os três títulos da série venderam aproximadamente 30 milhões de cópias (Foto: Divulgação)
Com visão isométrica, muita customização e uma história divertida, Diablo é o tipo de jogo extremamente simples que é atrativo a um grande número de jogadores. É fácil se prender ao jogo pela dificuldade crescente e busca infindável por itens melhores.
O RPG mais Complexo – Eve Online
Eve online é o último MMORPG de nossa lista. Assim como World of Warcraft, Eve está no mercado há quase dez anos e reúne um grande número de fãs ardorosos. Ao contrário dos jogos da Blizzard, Eve não é tão acessível, pois exige que seus jogadores mergulhem de cabeça em seu complexo universo para aproveitá-lo. Dentro do cockpit de uma pequena nave com um universo gigantesco a ser explorado, você tem uma liberdade de ação quase massacrante, podendo optar por uma vida de comerciante, explorador, mineiro, pirata, segurança e muitas coisas mais.
O complexo mundo espacial de Eve Online (Foto: Divulgação)
O complexo mundo espacial de Eve Online (Foto: Divulgação)
O mundo e sua economia são geridos por grandes corporações controladas inteiramente por jogadores. Os desenvolvedores não se metem no meio, dando a Eve uma dinâmica orgânica que o faz semelhante aos mercados do mundo real. Apesar de toda complexidade, os jogadores de EVE são muito abertos a novatos e, caso você queira participar do mundo, muitas pessoas estarão dispostas a ajudá-lo com os primeiros passos.
O RPG mais difícil  - Wizardry
Wizardry é um dos grandes clássicos dos RPGs de PC. A série começou durante a década de 80 e passou quase dez anos lançando títulos de qualidade inspirados no mundo de fantasia medieval de J.R.R. Tolkien. A série também ficou conhecida pela sua grande dificuldade, botando medo nos corações dos gamers da época.
O visual ancestral de Wizardry VI (Foto: Divulgação)
O visual ancestral de Wizardry VI (Foto: Divulgação)
Em Wizardry IV, quando você morre em uma dungeon do jogo, todos os seus itens desaparecem, e você ficará preso naquele lugar até ter um nível alto o bastante para derrotar aquelas criaturas despido de seu equipamento. Se por acaso você digitasse errado as coordenadas de seu feitiço de teletransporte, seu personagem poderia ser morto instantaneamente ao se fundir com uma pedra ou uma parede. Fãs de jogos modernos mais difíceis como Demon Souls deveriam experimentar Wizardry.
O RPG mais customizável – The Elder Scrolls V: Skyrim
Não importa qual jogo da série, seja Oblivion, Morrowind ou Skyrim, The Elder Scrolls apresenta um número infinito de opções para customizar seu personagem (aparência, atributos, habilidades e etc) e um número maior ainda de MODs para transformar o jogo inteiro. Como resultado, poucas séries possuem um público tão devotado e criativo quanto The Elder Scrolls, da Bethesda.
O belo visual de Skyrim com alguns Mods (Foto: Divulgação)
O belo visual de Skyrim com alguns Mods (Foto: Divulgação)
É possível ter experiências de jogo extremamente distintas de acordo com as escolhas que você faz para seu personagem ou graças aos milhares de MODs disponíveis. Gráficos melhorados, novas classes e regiões, praticamente qualquer coisa pode ser alterada de maneira significativa com estes pacotes feitos de fãs para fãs.
O grande RPG clássico – Baldur’s Gate
Um dos primeiros trabalhos da Bioware, Baldur’s Gate é por essência uma das melhores transposições dos RPGs de mesa para as telas dos PCs. Baseado inteiramente no cenário de Forgotten Realms (o mesmo de NeverWinter Nights e D&D Online) e se valendo das mesmas regras de Advanced Dungeons and Dragons, Baldur’s Gate ficou marcado como um divisor de águas para os PCs.
Um dos maiores clássicos do RPG e sua visão isométrica (Foto: Divulgação)
Um dos maiores clássicos do RPG e sua visão isométrica (Foto: Divulgação)
Baldur’s Gate ganhou uma legião de fãs e mais ainda, trouxe um grande número deles para jogar o game original de papel e caneta na mão, tornando-o um dos clássicos mais memoráveis de RPG de PC. Além disso, o jogo foi o trabalho de estreia da Bioware.
O RPG com mais interatividade – Mass Effect
Mass Effect é sem dúvidas uma das melhores séries de jogos da última década, ganhando pontos por sua originalidade, narrativa e até mesmo a excelente jogabilidade (a partir do segundo título). O principal destaque de Mass Effect é a relevância das suas escolhas, muito além de seguir os dois diferentes caminhos entre Paragon e Renegade, cada jogo trazia dezenas de decisões que poderiam ser sentidas por todo arco narrativo de Shepard.
Mass Effect, de longe um dos maiores games da atualidade (Foto: Divulgação)Mass Effect, de longe um dos maiores games da atualidade (Foto: Divulgação)
Fugindo do preto no branco, o seu comandante era realmente único e o jogo nos obrigava a fazer escolhas difíceis sempre sem uma resposta certa, afinal quem você deverá salvar Kaidan ou Willians? Curar ou não o Genophage? Por toda maturidade e complexidade envolvidas nas decisões de Mass Effect, ele ficará marcado como um dos melhores RPGs de todos os tempos.
O melhor cenário de RPG adaptado – Planescape: Torment
Planescape é um cenário publicado originalmente para Advanced Dungeons and Dragons. Muito apreciado pela crítica de sua época, o mundo do jogo gira em torno da cidade de Sigil, uma espécie de fronteira do multi-verso de onde você pode acessar qualquer dimensão. Planescape tinha uma relação próxima com outros cenários de D&D como Forgotten Realms, Ravenloft e outros, mas graças a sua imensidão e complexidade ele parecia quase impossível de ser bem representado de forma eletrônica.
Planescape com seu mundo bizarro e sombrio (Foto: Divulgação)Planescape com seu mundo bizarro e sombrio (Foto: Divulgação)
Em 1999, Planescape: Torment foi lançado para PCs pela Interplay, se tornando um grande sucesso de crítica. Com uma história marcante e um cenário sombrio, o jogo tinha uma ênfase muito maior em grandes diálogos e escolhas do que qualquer tipo de combate, tornando-o um dos melhores jogos de RPG justamente pelo foco em interpretação de papéis. Tanto a cidade de Sigil, quanto os demais planos de existência de Planescape foram muito bem adaptados neste gigantesco jogo para PC.
O melhor cenário de RPG original – Fallout
Desenvolvido originalmente pela Interplay em 1997, Fallout possuía um dos cenários mais interessantes e criativos dos games. O jogo não era simplesmente situado em um mundo futuro após um holocausto nuclear, ele se utilizou do brilhante gênero hoje conhecido como futurismo retrô para criar um cenário que se passava no futuro pós-apocalíptico da década de 50.
O famoso membro da Brotherhood of Steel de Fallout (Foto: Divulgação)
O famoso membro da Brotherhood of Steel de Fallout (Foto: Divulgação)

Da fantástica trilha sonora, aos belos cenários destruídos pela guerra, Fallout é um sopro de originalidade e diversão no mundo dos games. A impressão que fica é que a série, atualmente produzida pela Bethesda, nos mostra um mundo situado imediatamente depois de uma das obras primas de Stanley Kubrick, Dr. Strangelove, seguindo o mesmo senso de humor bizarro deste clássico dos cinemas sobre a guerra atômica.

Postar um comentário

0 Comentários