Como transmitir conteúdo do computador pela TV via Wi-Fi

Transmitir conteúdo do computador na TV usando streaming através da rede Wi-Fi é possível graças à tecnologia DLNA, disponível na maioria das TVs mais recentes. Ou seja, o processo não envolve o uso de qualquer cabeamento. Ficou interessado? Se você quiser fazer isso, o WXCG  mostra, nesse tutorial, tudo que é necessário.

Com a tecnologia DLNA você pode ver suas mídias do PC na TV Com a tecnologia DLNA você pode ver suas mídias do PC na TV
A tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance, ou Aliança para Redes Domésticas Digitais) permite que aparelhos eletrônicos conectados em uma rede doméstica possam trocar arquivos de mídia entre si utilizando a rede. Com ela, o usuário pode acessar e reproduzir seus arquivos de mídia de um computador, por exemplo, através de uma TV, um tablet ou smartphone, entre outros, desde que esses se encontrem conectados na mesma rede.
Antes de iniciar o procedimento, é necessário descobrir se sua TV possui a tecnologia e se ela está ativa. Para verificar isso, procure o selo do certificado do DLNA ou consulte o manual na parte que fala sobre essa tecnologia. Se não tiver a versão impressa, procure no site do fabricante.
Depois, é preciso verificar se o televisor está na mesma rede sem fio que o computador. Felizmente, esse é o contexto mais comum em redes residenciais e dificilmente será preciso fazer algum ajuste. Mas se precisar, novamente, consulte o manual da TV, pois cada modelo e marca tem seu modo de fazer isso.
Configurando o PC para ser acessado pela TV
Passo 1. No Windows 7, clique no menu Iniciar e no campo de pesquisa digite “streaming”. Quando aparecer o item “Opções de streaming de mídia”, clique nele;
Acessando as Opções de streaming de mídia Acessando as "Opções de streaming de mídia"
Passo 2. Se o recurso ainda não estiver ativo, clique no botão “Ativar streaming de mídia”;
Ativando o recurso se stream de mídia no Windows 7 Ativando o recurso se stream de mídia no Windows 7
Passo 3. Será exibida a tela “Opções de streaming de mídia”. Observe que ela exibe o computador e um outro dispositivo com suporte a DLNA, no caso, uma TV. Nessa tela você pode proibir ou permitir o acesso ao serviço, clicando na seta ao lado do dispositivo e escolhendo entre “Permitido” e “Proibido”. Para que tudo funcione corretamente, tenha certeza que os dispositivos envolvidos estejam como “Permitido”;
Tela Opções de streaming de mídia Tela "Opções de streaming de mídia"
Passo 4. A configuração padrão é o suficiente para tudo funcionar. Mas se você tiver dificuldade para visualizar o conteúdo do PC na TV, clique no link “Personalizar…” ao lado dele. Na tela que aparece, marque a opção “Tornar toda a mídia de minha biblioteca disponível nesse dispositivo”. Finalmente, clique em “OK” para confirmar e voltar para a tela “Opções de streaming de mídia”.
Compartilhando sua biblioteca de mídia Compartilhando sua biblioteca de mídia
Acessando o PC na TV
Com tudo configurado, pegue o controle remoto, vá para a frente da TV e comece a explorar seu PC, fazendo o seguinte:
Passo 1. Procure na relação de “Entradas” da TV, uma opção que corresponda ao nome do computador. Ao encontrar, selecione ela para poder acessar o conteúdo que está no PC. Lembrando que isso pode variar, dependendo da marca e modelo de TV;

Selecionando o PC na lista de Entradas de uma TV Samsung Selecionando o PC na lista de "Entradas" de uma TV Samsung
Passo 2. A partir desse momento, já é possível acessar as pastas compartilhadas no PC usando apenas o controle remoto;
Pastas do computador sendo acessadas na TV via DLNA Pastas do computador sendo acessadas na TV via DLNA
Passo 3. Você pode acessar as imagens que estão no PC e ver uma listagem delas (com uma prévia de cada uma);
Acessando imagens do PC na TV via DLNA Acessando imagens do PC na TV via DLNA
Passo 4. Você pode acessar as músicas que estão no PC e ver uma listagem delas (com prévia e controles de reprodução);
Acessando músicas do PC na TV via DLNA Acessando músicas do PC na TV via DLNA
Passo 5. Você pode acessar os vídeos que estão no PC e ver uma listagem deles (com prévia, se o formato permitir);
Acessando vídeos do PC na TV via DLNA Acessando vídeos do PC na TV via DLNA
Passo 6. Em qualquer um dos tipos, você pode visualizar ou reproduzir um item, apenas selecionando e “entrando” nele com a tecla de confirmação do controle remoto;
Reproduzindo um vídeo do PC na TV via DLNA Reproduzindo um vídeo do PC na TV via DLNA

Pronto! Agora que já está tudo configurado, sempre que quiser, você pode ver o conteúdo do seu PC diretamente na TV sem qualquer complicação. Vale lembrar que cada aparelho de TV tem uma lista com os formatos compatíveis, com isso, pode acontecer de alguns formatos de mídia não serem exibidos ou reproduzidos pela TV.