Sinal analógico da TV aberta irá acabar

A partir de novembro de 2015, todas as transmissões em formato analógico serão desativados em Rio Verde (GO), cidade-piloto desse processo de digitalização das transmissões de televisão aberta no Brasil. Já em abril de 2016 será a vez do Distrito Federal e mais onze cidade: Abadiânia (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Alexânia (GO), Cabeceira Grande (MG), Cidade Ocidental (GO), Formosa (GO) Luziânia (GO), Novo Gama (GO), Planaltina (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO) e Valparaíso de Goiás (GO). Segundo o cronograma, até 2018 será desligado o sinal analógico da TV aberta em todo o Brasil.

O que fazer para receber o sinal digital da TV aberta?

Sinal analógico da TV aberta irá acabar
Muitas pessoas já utilizam o sinal digital, e para isso basta ter uma antena apropriada e uma TV com conversor digital integrado ou utilizar um conversor de TV Digital.
Caso sua TV seja nova (plasma, LCD, LED etc.) muito provavelmente já possui conversor digital integrado, para saber com certeza, basta consultar o manual do mesmo. Já no casos das televisões antigas, de tubo, é necessário adquirir um conversor de TV Digital. Já para receber o sinal é necessário uma antena, interna ou externa, apropriada para receber o sinal digital.
Após esse desligamento do sinal analógico da TV aberta, o sinal de radiofrequência (700 MHz), utilizado atualmente pelo sinal analógico da TV aberta, será utilizado para ampliar o serviço de 4G LTE no Brasil, que atualmente utiliza a radiofrequência de 2,5 GHz.

Vantagens da TV Digital

Além da imagem infinitamente mais bonita e nítida, a TV Digital ainda amplia o horizonte da TV aberta no Brasil. Ela facilitará a multiprogramação, a interatividade, além da recepção de sinal em aparelhos móveis.