Uncharted 3: Drakes Deception - Guia completo, truques e dicas

Uncharted 3: Drake's Deception

Uncharted 3: Drakes Deception - Guia completo, truques e dicas
Dicas de jogos 

1. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Another Round

O primeiro capítulo de Uncharted 3: Drake's Deception faz as vezes de tutorial para te familiarizares com a mecânica de combate do jogo. Pressiona o botão Quadrado com raiva e usa o Triângulo para contra-atacar de cada vez que um inimigo se aproxime de ti. São muitos, mas não deverás ter problemas em conseguir superar esta primeira fase do jogo e poder desfrutar da cinemática final.

2. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Greatness from Small Beginnings

Sim, eu sei, controlar o pequeno Nathan é uma surpresa. Dirige-te para o segundo piso do museu e procura o anel de Sir Francis Drake, que estará dentro de uma das vitrinas. De repente, um guarda anuncia que o museu vai fechar dentro de 15 minutos, de forma que inspeciona tudo o que puderes. As vitrinas estão fechadas!


De repente, aparece um Sully mais jovem que o habitual que chama a tua atenção ao tentar abrir a vitrina. De momento ainda não sabes quem ele é, de forma que não podes fazer muito mais do que vaguear e observar. O guarda considera que já estás há demasiado tempo a andar pelo seu edifício e vem confirmar o que andas a fazer, com maus modos e uma pronúncia ainda pior.
Segue o Sully, mantendo-te próximo dele. Não corras nem te exponhas demasiado, para que ele não se aperceba. Caso ele note, e se volte para confirmar se está a ser seguido, pressiona o botão círculo para te esconderes atrás de um objeto. Segue-o até que passe por uma porta que para ti estava trancada. Tens de subir por um dos tubos que estão por baixo do balcão, e conseguirás ouvir um homem que fala com Sully. E adivinha: tem uma chave que abre a vitrina! Já sabes o que fazer.
Segue de novo o Sully, mas desta vez percorrendo os vários telhados, até que este se encontre com a vilã, Katherine Marlowe. Desce do telhado e segue-o a partir do solo, aproximando-te para apanhar a carteira. Quando tentares fugir, Sully estará à tua espera numa esquina. Terás de devolver a carteira depois de falar com ele, mas ficas com a chave e com uma amizade para a vida.

3. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Second-Story Work

Salta para o cabo que tens à tua frente e sobe até ao telhado do edifício em frente. Segue para Norte até ao segundo edifício e vira à esquerda, passando pelos telhados do edifício em frente. Entra pela janela do museu e abre a caixa que contém o anel.
Quando terminar a cena cinemática, sobe as escadas a correr e passa pela janela pequena, para chegares às escadas que seguem até ao telhado. Cuidado com os inimigos que vão aparecendo, pois se te apanham falhas a missão! Sobe para o telhado e abre a porta. Os inimigos vão acabar por puxar-te para baixo, mas uma cena QTE com o botão Quadrado vai-te livrar deles.
Sobe para o telhado novamente e corre para salvar a tua vida. Sobe pelo ar condicionado e salta para o telhado mais próximo. Continua a correr e sobe pelo terraço até chegar a um telhado vermelho que tem três chaminés. Vão saltar sobre ti para te apanhar, de modo que salta para o terraço e passa pelos painéis do telhado. Vai saltando rapidamente de plataforma em plataforma para escapares.
Sully virá resgatar-te quando tudo parece perdido e iniciar-se-á uma sequência QTE. Corre e mantém o ritmo para superar a missão e não perder a espetacularidade da cena. O teu companheiro vai voltar a dar-te uma mão quando um dos lacaios tentar te alvejar.

4. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Run to Ground

Segue Sully e Charlie pela abertura existente na parede e segue em frente. Vira à direita depois da porta trancada. Sobe pelo transformador à direita da porta verde para a poderes atravessar e continua em frente. Empurra o carrinho amarelo que tens à tua frente contra a parede para que a possas escalar.
Quando terminares a cena, segue em direção à porta Verde que Chloe indicou e prepara-te para o teu primeiro combate. Sobe pelo tubo branco à direita da porta, e quando estiveres quase a cair pressiona X para evitares a queda. Vai pela esquerda até conseguires aterrar no teto do primeiro andar do edifício. Segue em frente pelos tubos de metal, para te deslocares pela fachada do edifício até chegares a uma janela que te dá acesso ao interior.
Vai te deslocando pelas paredes escalando pelos tubos e janelas, para desceres até ao solo. Quando conseguires, aproxima-te da porta verde. Abre-a para deixares entrar a tua equipa, e examina as marcas de pneus existentes no centro da sala; Marlowe não se pode ter volatilizado! Vais encontrar quatro marcas regulares separadas - examina-as e vais descobrir que não são marcas de um carro, mas sim uma espécie de mecanismo. Posiciona cada membro da equipa em cada um dos pontos, e pressiona X quando Nathan contar até três para saltarem.
Atravessa o túnel: quando saíres vão disparar sobre ti - será a tua oportunidade de lhes dares a provar o seu próprio veneno. Pressiona L1 para apontar e R1 para disparar. Depois de os matares todos, entra no edifício que tem dois geradores enormes e elimina todos os bandidos que encontrares lá dentro. Sobe as escadas e atravessa a ponte. Desce até que chegues ao ponto onde te deves encontrar com Sully e Cutter antes de te aventurares pela porta.
Elimina os inimigos, avança e sobe pelos tubos. Ajuda o Sully para consiga chegar até ao lado direito; lança-lhe a escada e ele subirá. Enquanto isso, sobe pelo contentor e pelos tubos, continuando até que chegues a outro túnel.

5. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - London Underground

Quando chegares ao edifício com a porta selada, sobe até chegares ao outro lado, usando as escadas na parede da esquerda. Acaba com os guardas, ou então deixa que os teus amigos se encarreguem deles. Salta para o muro da esquerda, avança pela cornija e segue através dos 3 candeeiros para chegar à parede do outro lado. Desce, elimina o guarda e passa pelo buraco na parede, e irás encontrar mais dois inimigos.
Segue, e quando terminar o vídeo, mata o primeiro guarda que está em baixo com um ataque vindo de cima, e de seguida ataca os outros dois rapidamente por trás. Com este problema resolvido, investiga os artefactos que estão no centro da mesa, e começa a procurar a cabeça de veado dourada à tua volta. Vais descobrir que está na parte mais alta de uma das colunas. Sobe pela parede que tens ao teu lado para a alcançares, passando por um quadro. Salta pelos tubos e conseguirás chegar à coluna saltando em direção à cabeça. Pressiona o botão triângulo e vão aparecer mais guardas contra os quais podes disparar mesmo aí em cima.
A figura vai se desprender da parede, cair e partir-se, mas deixar-te-á um belo mapa de presente. Falta saber há quanto tempo não limpavam o bicho! Recolhe o diário e o disco. Neutraliza os inimigos e fica com as armas deles. Agora, tens de regressar por onde vieste. Ao chegares à estação, esta vai estar cheia de inimigos, armados com metralhadoras, de forma que é melhor te equipares com uma mal possas. Esquiva-te dos disparos com o botão quadrado.
Quando terminares, sobe as escadas e avança, seguindo pela linha do comboio. Vais chegar a um lugar onde encontrarás mais alguns lacaios de Marlowe, certifica-te que te desvias dos lasers. Abriga-te e dispara sem piedade porque senão usarão granadas de fumo e vai te ser muito mais difícil acertar-lhes. Sobe novamente as escadas e sai da estação. Vais encontrar mais inimigos lá fora, de modo que prepara-te. Dispara para o cadeado da porta para conseguires sair. Chloe estará à tua espera na carrinha. Entra e desaparece daí o mais rápido possível.

6. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - The Chateau

Encontras-te agora numa selva no Este de França. Sobe pelas ruínas e avança até chegares à caverna. Atravessa-a e cruza a ponte de madeira. Desce e avança até chegares ao castelo, subindo pelos tubos e atravessando os telhados. Entra na torre e explora o seu interior, antes de te dirigires para baixo. Dispara para o cadeado da janela para que o Sully consiga entrar.
Sully ajudar-te-á agora a levantar um móvel para poderes aceder ao outro lado onde, através de uma roldana, poderás levantar um segundo candeeiro para que possas continuar, e ajudar o Sully a subir. Agora, observa bem para descobrires um caminho que te leve até à torre. Passa pela cozinha e sai pelas escadas, onde te aparecerá uma cena cinemática. É hora de resolver um puzzle!
Vais encontrar uma sala com 4 estátuas. Roda a que tem um escudo na direção da que tem o machado e a espada (deves rodá-las de forma a que fiquem frente-a-frente). Roda de seguida a que tem o martelo na direção da que tem o escudo. Por fim, roda a que tem a espada, de forma a ficar de frente para a que tem o machado.
Quando terminares a cena, avança através da passagem secreta na lareira, onde tens de reagir perante um QTE.
O solo vai colapsar por baixo de Nathan e vais cair dentro de uma caverna. Avança e usa o botão triângulo para atravessar o corredor e entrar na água. Mantém pressionado o botão círculo para mergulhares e seguir até à cascata. Salta para a pedra colorida e sai daí. Vais dar de caras com os lacaios de Marlowe, de forma que é melhor avisar Sully.
Será uma luta dura, de modo que não te esqueças de usar as estátuas como cobertura, disparando a partir daí. Avança e lança granadas aos guardar que disparam sobre ti a partir do cimo das escadas. Ao subires as escadas, verás que Sully está em apuros. Lança uma série de granadas e termina com os inimigos.
Agora terás Sully novamente do teu lado. Virão mais inimigos, mas não te esqueças que se te lançarem uma granada, podes apanhá-la e lança-la de volta, pressionando o botão triângulo no momento certo. Agora poderás voltar à torre. Abre a porta com a ajuda de Sully e passa pelo buraco no solo. Outro puzzle!
Abre o caderno de Nathan, posiciona-te no ladrilho dourado, e avança segundo o está escrito no caderno. Tens que seguir o seguinte padrão (que dito todo seguido, parece mais uma música de verão que um padrão):
Um passo em frente, um passo à esquerda, um passo em frente, um passo à direita, dois passos em frente, um passo à esquerda, um passo atrás, um passo à esquerda, dois passos em frente, dois passos à direita, mais um passo à direita, um passo em frente, um passo a esquerda, um passo adiante.
Atravessa a passagem secreta até que chegues a uma sala com uma mesa grande, o laboratório de Jon Dee. Usa o disco cifrado e move o mecanismo para o decifrares. Pressiona o triângulo perto do altar e entra no túnel. Que tal...mais um puzzle?
Podes resolvê-lo da seguinte maneira:
Usando o stick esquerdo poderás mover os emblemas, tendo em conta que o objetivo é situar cada símbolo de acordo com o que está no caderno.
O emblema da águia tem de estar na primeira fila, no quadrado do meio.
O emblema do cavalo tem de estar no primeiro quadrado da segunda fila, a contar de baixo.
O touro tem de estar na fila do meio, no quarto quadrado a contar da esquerda.
O leão tem de estar na quarta fila a contar de baixo, na segunda casa a contar da esquerda.
Com este puzzle resolvido poderás continuar a desfrutar o jogo.

7. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Stay in the Light

Quando voltares a assumir o controlo de Nathan, tu e Sully estão encurralados numa sala cheia de insetos. Mantém-te perto de Sully e da tocha, para manteres os bichos indesejáveis longe de ti. Quando vires uma saída, corre o mais rápido que consigas. As aranhas vão atravessá-la como se nada fosse, de modo que sobe pelas escadas e faz simplesmente as coisas à maneira dos heróis de verdade: salta pela janela!
Como não poderia deixar de ser, vais encontrar novamente lacaios de Marlowe. Elimina-os! De repente, o edifício incendeia-se e o fogo propaga-se rapidamente: tem muito cuidado com os teus passos! Ajuda Sully a subir por uma parede e a sair dali. Agora, estás encurralado e tens de encontrar uma saída se não queres terminar sendo o aperitivo do fogo. Vai para uma zona sem fogo e desce. Quando avançares o solo cairá, mas por sorte o nosso amigo Nathan tem reflexos rápidos. Volta para junto de Sully.
Vais voltar a entrar numa sala que está a arder, e onde vais encontrar vários inimigos. Apesar do caos aparente, se seguires o Sully não te perderás. Num determinado momento, Nathan fica encurralado numa escada, de modo que não te esqueças de disparar contra todos os lacaios enquanto Sully te ajuda. Sobe e é agora a tua vez de ajudar o Sully a acabar com os inimigos.
Atravessa o resto da Torre antes que esta colapse, para superares o nível.

8. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - The Citadel

Sobe até ao segundo nível do edifício usando os suportes que estão muito convenientemente por cima da porta que tens à tua frente. Passa pela ponte e sobe pela torre para conseguires alcançar uma janela que te permitirá entrar. Uma vez lá dentro, acaba com os guardas e tenta manter-te na mesma sala durante todo o tempo que o combate durar, porque esta te dará uma visão excelente sob todo o campo de batalha.
Quando terminares, desce para ajudares o Sully a entrar. Abre a porta que tens diante de ti e, com a sua ajuda desce a ponte metálica e avança por ela. Desce até ao fosso e elimina os guardas que estão lá escondidos, aproximando-te discretamente. Assim que terminares, segue o caminho e sobe pela parede da direita; quando estiveres em cima, dispara contra a fechadura que bloqueia o avanço de Sully e volta a juntar-te a ele.
Sobe as escadas e segue até à torre. Recolhe um G-MAL, mas não o uses, a menos que te identifiquem. Segue pela direita e mata o guarda, tirando vantagem da altura. Avança de imediato até ao segundo e depois até ao terceiro que está a fazer a patrulha, sem ser visto. Se tudo correu bem, conseguirás avançar passando despercebido, mas é melhor que estejas preparado pois a situação muda de figura muito em breve.
Infelizmente não passaste tão despercebido como te parecia. Começa o tiroteio. Mantém-te num lugar protegido e centra a tua atenção nas granadas que os guardas te lançam; se fores capaz de as devolver de forma regular, poderás abatê-los todos sem gastar uma única bala.

9. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - The Middle Way

Segue pela passagem. Charlie avança sob a influência do dado que Talbot disparou: evita os seus ataques pressionando o botão triângulo e esquiva-te com o botão círculo quando ele te encurralar. Sully e Chloe aparecerão de repente quando pensas que ele te vai conseguir matar (como sempre), de modo que é melhor que comeces a mexer-te antes que sejas apanhado pelos lacaios de Talbot.
Quando entrares na sala com o globo terrestre gigante no centro, terás que arranjá-lo para fazer com que gire. Sobe as escadas e usa o fogo da tocha para acender as 4 estátuas. Passa pelo corredor e acende as restantes tochas. Quando estiveres quase a terminar, vais descobrir que o sítio está repleto de aranhas. Quando vires o último, que apenas poderás acender saltando, é melhor que lances a tocha de onde estás, para não seres atacado.
Salta para a plataforma: tanto acima como abaixo de ti existem mais tochas, de modo que já sabes o que tens de fazer. Lança-te para a água e ativa a alavanca e o globo flutuará, de modo que o poderás rodar à vontade. Tens de fazer coincidir os feixes de luz com os diferentes continentes. Isto fará com que apareça do alto uma espécie de câmara que parece uma entrada para um lugar muito mais sombrio.
Sobe a escada em espiral e procura o túmulo de um cavaleiro. Abre o túmulo e recolhe o amuleto. Talbot é atualmente o proprietário da outra metade que te foi roubada. Quando terminar a cena cinemática, salta para a ponte e corre desesperadamente para tentares escapar do laser dos snipers, e segue os teus companheiros até chegar ao lugar mais alto da torre.
Quando tiveres oportunidade, aproveita para roubar a arma a algum inimigo, pois isso facilitar-te-á as coisas. Tem cuidado principalmente com os inimigos que usam escudo, para os quais é sempre melhor reservar as apreciadas granadas.
Abre a porta grande, mas não te precipites pois irão aparecer mais inimigos. Mata-os e segue em frente: abre a porta ao fundo e sai daí para desfrutares do final do capítulo.

10. Guia Uncharted 3: Drake's Deception - Historical Research

Agora estás com Elena no Yemen - assim é Drake, o cliente ideal de qualquer agência de viagens! A polícia bloqueou o caminho, mas Elena sabe como resolver a situação. Sobe as escadas, vai até ao terraço, e entra no edifício. Sobe pelas escadas e avança pela passagem até às seguintes. Quando chegares ao telhado, verás Talbot mais abaixo.
Quando o vires entrar, desce pelos tubos e segue-o. Lamentavelmente vai te conseguir surpreender com uma emboscada da qual não sais numa posição muito boa, mas por sorte tens o diário. Terás de acabar com os seus homens. Quando tiveres livrado o local de gente indesejável, vai ter com Sully e Elena, descendo as escadas.