O que é Bitcoin? Como conseguir?

Você certamente já ouviu falar em Bitcoin, mas sabe o que realmente ele é?

O que é Bitcoin?
O que é Bitcoin?
Para facilitar o entendimento podemos comparar o Bitcoin com o dinheiro que você utiliza para realizar suas compras. Por exemplo, quando pagamos uma compra com uma nota de R$20 você simplesmente entrega essa nota ao vendedor e recebe seu troco, sem a necessidade de intermediários, tudo muito rápido e simples.
Já quando realizamos compras pela internet, precisamos sempre de uma entidade intermediária. Seja com o pagamento por boleto, que é uma forma lenta. Por cartão de crédito, que necessita da aprovação de operadora. Ou por fim, por meios como o Paypal que também passam por um intermediário que cobra uma taxa para isso.
O Bitcoin reproduz o pagamento com cédulas através do mundo digital. Qualquer pessoa de qualquer parte do planeta pode realizar um pagamento, sem valor máximo ou mínimo, para outra pessoa sem intermediários e sem custos adicionais.
O conceito do Bitcoin foi introduzido em 2008 e lançado no início de 2009. Os bitcois podem ser salvos em computadores e pen derives na forma de arquivos de carteira, ou em serviços online de terceiros.
O valor do Bitcoin varia dependendo da especulação de oferta e demanda.

E como consigo os Bitcoins?

Existem mercados de venda de Bitcoin, como o Mercado Bitcoin. Outra forma é através da mineração de Bitcoin, onde computadores utilizam um programa de mineração de moedas para criar um Bitcoin. Porém, para você que já estava pensando em deixar seu computador ligado dia e noite para ficar rico, saiba que PCs normais demorariam anos para minerar apenas um Bitcoin, e você gastaria muito mais dinheiro com energia elétrica do que ganharia com o que minerou. Os grandes mineradores de Bitcoin utilizam hardwares específicos que conseguem melhores resultados, como por exemplo as placas ASIC.