5 Games que foram banidos ou censurados

TBX Top 5 | 5 Games que foram banidos ou censurados 

Games polêmicos que caíram nas garras da censura!


No cenário atual de desenvolvimento de games é comum vermos idéias criativas tomando forma e chegando ao mercado de jogos eletrônicos. Porém, vez ou outra, a visão de um determinado desenvolvedor ou publisher é… digamos assim… um tanto distorcida. Alguns chegam inclusive a causar polêmica! Em muitos casos os motivos que levam à censura são óbvios: violência extrema, conteúdo sexual, incitação à práticas não-sociais. Obviamente, também separamos alguns casos bizarros de games que foram banidos / censurados por determinada mentalidade ou ideologia.
Seja lá qual for o motivo, a nossa lista de hoje está pra lá de polêmica!

5) Pokémon Trading Card Game

Onde e quando foi banido / censurado: Na Arábia Saudita, em 2001.
Motivo: Você deve estar se perguntado “como pode um game de Pokémon ser banido”, não é mesmo? Pois bem, sejam bem-vindos à Arábia Saudita! Em 2001 o governo local emitiu um edital banindo ambas as versões física e eletrônica. Segundo eles,  Pokémon Trading Card Game configurava-se como uma ameaça à segurança nacional. Sendo uma nação de maioria muçulmana, as autoridades locais alegaram que o símbolo utilizado para representar a energia no jogo “se assemelharia à Estrela de Davi, fazendo alusão ao Sionismo e o Estado de Israel”. Desta forma, e por diversas razões geopolíticas, o game foi banido em muitos países do Oriente Médio.



Vale lembrar que esta não é a única polêmica envolvendo o card game.

4) Football Manager 2005

Onde e quando foi banido / censurado: Na China, em dezembro de 2004.
Motivo: Ainda falando de questões políticas, o nosso 4º lugar desafiou as bases do Imperialismo Chinês. Na versão americana de Football Manager 2005, Hong Kong, Taiwan e Tibete apareciam como nações independentes. O jogador podia inclusive selecionar uma delas e montar sua própria seleção. Seja por culpa da pirataria, ou qualquer outro motivo, esta versão acabou caindo nas mãos dos chineses. O governo, obviamente, tratou logo de banir o jogo, alegando que o mesmo “desafiava a soberania teritorial da China”. Em resposta, a Sega alegou que a versão americana não deveria ter sido distribuída na China. Infelizmente, o estrago já havia sido feito…



3) Yu-Gi-Oh! Duel Links

Onde e quando foi banido / censurado: Praticamente em todos os mercados fora do Japão, em 2016.
Motivo: Compare as duas imagens abaixo, e nos diga se você percebe as diferenças. Na esquerda, e com muito menos roupa, temos a polêmica versão japonesa de Yu-Gi-Oh! Duel Links, enquanto a imagem da direita refere-se à versão distribuída no mercado ocidental. Digamos que o título original (japonês) trazia personagens mostrando muito mais “pele”. A censura, é claro, não perdoou e o jogo ganhou uma camada extra de roupa antes de ser lançado por aqui. De certa forma, tal fato não surpreende os fãs da franquia. O próprio mangá de Yu-Gi-Oh! tem um vasto histórico de censura, assim como o anime original dos anos 90. Ambos eram considerados muito apelativos para o público infantil da época.



2) The Guy Game

Onde e quando foi banido / censurado: Nos Estados Unidos, em 2004.
Motivo: O único título desenvolvido pela Top Heavy Studios acabou se tornando o pior pesadelo desta desenvolvedora. Em The Guy Game, o objetivo do jogador era basicamente responder uma série de perguntas corretamente. O detalhe estava nas premiações: a cada acerto, o competidor era recompensado com um vídeo onde uma mulher fazia topless. Acontece que uma das filmagens mostrava uma jovem de 17 anos, violando assim o Estatuto de Pornografia Infantil. A partir daí, o game (e o estúdio) foi ladeira abaixo! Além de um processo monstruoso, o jogo teve que ser removido do mercado após emissão de uma proibição de venda. Agora já sabemos o motivo pelo qual você, provavelmente, nunca tinha ouvido falar nele…



1) RapeLay

Onde e quando foi banido / censurado: Praticamente em todos os países, em 2006.
Motivo: Não está óbvio? O primeiro lugar da nossa lista de hoje pertence à um jogo extremamente controverso, chamado RapeLay. Desenvolvido por um estúdio japonês, o título gerou extrema revolta imediatamente após seu lançamento. Em RapeLay, o jogador assume o papel de um predador sexual cuja missão é perseguir e assediar sexualmente uma mãe e suas duas filhas. Nem precisamos comentar o quão doentia e ilegal é tal premissa! O seu banimento ocorreu em diversos países, chegando inclusive a ser classificado como produto ilegal na Argentina, Indonésia e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos o game está proibido de ser comercializado fisicamente, porém sua venda online ainda é permitida.



Postar um comentário

0 Comentários