Ad Code

Novela da Globo copia Watchmen ao retratar morte de personagem



Semana passada eu estava assistindo televisão quando vejo a propaganda da novela "O Astro" onde várias pessoas mostravam ódio ao personagem Salomão Hayalla. Mesmo não acompanhando estava na cara que ele iria morrer e na semana seguinte eu escutaria em uma nova propaganda: "Quem matou Salomão Hayalla?". Realmente isto aconteceu, fato "inédito" em novelas da Globo. Apesar de "surpreendente", não foi isso que me chamou a atenção.

O que realmente me motivou a escrever sobre uma novela da Globo neste recinto nerd foi a maneira como a morte foi retratada: Exatamente igual a morte do Comediante no - excelente- filme Watchmen, de 2009. Não pensem vocês que cheguei a ver a novela para testar os meus poderes paranormais, mas acabei descobrindo por acaso na internet.

Após a exibição, diversas pessoas que perceberam esta "mensagem subliminar" comentaram o fato na internet. O diretor, Mendonça Filho, ao ser questionado pelo jornalista Mauricio Stycer:
"Existe uma enorme cadeia de referências, que vão se repetindo, às vezes invisíveis, às vezes não, em todo o audiovisual. É lógico, que sim. Não tenho o menor problema em dizer isso. Acho uma baita hipocrisia essa patrulha da originalidade. E na escrita, o mesmo. Você percebe o estilo de Moliére em Ariano Suassuna. Qual jornalista pop não bebeu em Hunter Thompson? O aclamado “Kill Bill” (de Quentin Tarantino), que é um baita filme. É todo igual ao origianl do Bruce Lee. Até o macacão amarelo é igual."

Não me lembro de ver uma cópia tão clara tão clara assim aqui no Brasil, ainda mais tendo como original um filme  baseados em uma HQ e a cópia uma novela da Globo.  Caso algum leitor lembre de alguma referencia mais "cara de pau" que esta e quiser compartilhar conosco fique à vontade para postá-la nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários