Top 10 | Clássicos da Disney


Os filmes que compõem o nosso Top 10 são feitos pela Walt Disney Feature Animation (WDFA), conhecidos popularmente como Clássicos Animados Disney. Por isso não estão incluídos os filmes em live-action, desenhos feitos para programas de televisão, desenhos feitos diretamente para DVD e filmes da Pixar. Esperamos que gostem da nosso seleção, e não deixem de comentar, detalhe todos as imagens são pôster oficiais da época.

10º - Mogli: O Menino Lobo (1967)
Esta é a última produção que teve a participação e supervisão de Wlat Disney. Ele faleceu em 15 de dezembro de 1966, dez meses antes da estréia do longa nos cinemas americanos. Na galeria de clássicos dos Estúdios Disney, a história do garoto criado por lobos figura entre as mais divertidas. A música Somente o Necesário, cantado por Mogli e o urso Balu, não sai da mente de quem assistiu ao filme.

9º - Bambi (1942)
Bambi é um poema visual sobre o ciclo da vida na natureza. Produzido de 1937 a 1942, o trabalho da equipe dos Estúdios Disney sofreu vários atrasos por causa de problemas técnicos de animação e também porque os Estados Unidos já estavam mergulhados na Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, apesar dos contratempos, Bambi se tornou o longa-metragem favorito da Walt Disney e de muitas pessoas também. Os cenários da floresta repletos de detalhes e os movimentos perfeitos dos animais justificam essa preferência.

8º - Dumbo (1941)
Walt Disney pensou em lançar Dumbo como um curta-metragem, mas mudou de idéia quando viu o trabalho inicial que sua equipe estava produzindo. Ela acertou em cheio. O longa é considerado pela critica como um dos melhores já feitos pelo estúdio Disney. O desenhista Vladimir Tytla se baseou nas expressões de seu filho Peter, que tinha dois anos de idade na época, para animar o Dumbo. Tytla conseguiu comunicar os sentimentos do personagem sem usar palavras.

7º - Pinóquio (1940)
Inspirado na criação do italiano Carlo Collodi, Walt Disney contou ao seu estilo a história do boneco de madeira que queria ser um menino de verdade. Pinóquio representou um avanço técnico nas cores e nos movimentos dos personagens, assim como trouxe ainda mais realismo para os cenários de fundo.

6º - Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
O primeiro longa-metragem de animação dos Estúdios Disney. Aclamado como uma obra-prima que atravessa os tempos, Branca de Neve e os Setes Anôes é ainda hoje, mesmo depois de setenta e quatro anos depois de seu lançamento, o longa é uma referência fundamental para roteiristas e artistas em todo o mundo.

5º - Alice no País das Maravilhas (1951)
Walt Disney era fascinado pelo livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll. Desde o início da década de 1930, ele queria adaptá-lo para o cinema e fazer dele o seu primeiro longa-metragem de seu estúdio. No fim, Disney acabou optando por Branca de Neve e os Sete Anôes, mas a oportunidade de contar a história de Alice acabaria surgindo alguns anos depois, e no final todo mundo já sabe, este é um dos filmes mais encantadores da Disney.

4º - A Dama e o Vagabundo (1955)
Uma história de amor e amizade, contada a partir da vida de dois cães: a refinada Cocker spaniel Lady e o cão da rua Viralata. Foi da Walt Disney a idéia do jantar na cantina italiana onde o casal como espaguete com almôndegas, mas a realização da cena, uma das mais românticas do cinema, coube ao animador Frank Thomas.

3º - O Corcunda de Notre Dame (1996)
Os diretores Gary Trousdale e Kirk Wise, os mesmos de A Bela e a Fera, se inspiraram no clássico da literatura O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, para contar uma magnífica história de respeito e tolerância ás diferenças, ambientada na França do século 15. Uma das cenas mais famosas do longa é o Festival dos Tolos, quando o corcunda Quasímodo faz sua primeira aparição pública. Nesle longa, há citações de outras produções: Bela pode ser vista andando na rua e um vendedor chacoalha um tapete idêntico ao de Aladdin.

2º - A Bela e a Fera (1991)
A união de desenhos feitos á mão com cenários gerados digitalmente em computador. Resultado: um dos melhores trabalhos de animação de todos os tempos. A Bela e a Fera é o primeiro (e talvez o único) desenho que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme.

1º - O Rei Leão (1994)
Para narrar com realismo a história do filhote de leão destinado a se tornar rei, os animadores da Disney viajaram para a África e estudaram os animais. A cena de abertura deste longa-metragem, quando Simba é apresentado aos sútidos, foi modificada para que a maravilhosa música Ciclo da Vida pudesse ser usada na íntegra. O resultado foi tão espetacular que essa imagem serviu de trailer para o filme, além de se tornar um dos momentos mais memoráveis do cinema.


Menção honrosa:

Fantasia (1940), Alô Amigos (1943), Você já foi a Bahia? (1945), Música, Maestro! (1946), Como é bom se divertir (1947), Tempo de Melodia (1948), As Aventuras de Ichabod e o Sr. Sapo (1949), Cinderela (1950), Peter Pan (1953), A Bela Adormecida (1959), 101 Dálmatas (1961), A Espada Era a Lei (1963), Aristogatas (1970), As Aventuras do Ursinho Puff (1977), Robin Hood (1977), Bernardo e Bianca (1977), O Cão e a Raposa (1981), Caldeirão Mágico (1985), As Peripécias do Ratinho Detetive (1986), Oliver e Sua Turma (1988), A Pequena Sereia (1989), Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990), Aladdin (1992), Pocahontas (1995), Hércules (1997), Mulan (1998), Tarzan (1999), Fantasia 2000 (2000), A Nova Onda do imperador (2001), Atlântis - O Reino Perdido (2001), Lilo & Stitch (2002), O Planeta do Tesouro (2002), Irmão Urso (2004), Nem que a Vaca Tussa (2004), A Princesa e o Sapo (2010).

Postar um comentário

0 Comentários