Especial Batman | Biografia não autorizada do Batman revela a verdadeira vida do Cavaleiro das Trevas



Neste especial você conhecerá a verdade sobre a vida de Bruce Wayne, respectivamente o Batman, um homem envolto em trevas. Nos textos, foram incorporados elementos de diferentes versões do personagem, mesmo com os diversos reinícios que sua carreia apresentou de tempos em tempos por questões editoriais.

Um Homem envolto em Trevas

Batman sempre foi um homem deveras esquisito. Ele nasceu em 1939 e, antes de se denominar um herói, era apenas Bruce Wayne. Filho do renomado e milionário, médico Thomas Wayne e de Martha Wayne. Foi quando uma tragédia desmontou o castelo de sonhos que o garoto de 8 anos habitava.

Uma noite, ao sair do cinema, depois de assistir a um filme do Zorro, a família Wayne voltou para casa a pé, até hoje, poucos entendem a decisão, já que estavam numa zona reconhecidamente perigosa de Gotham City, onde viviam. E, no local chamava de beco do crime, o assaltante Joe Chill não se contentou em roubá-los. Na frente de Bruce, ele assassinou Thomas e Martha Wayne.

Isso foi o ´´gatilho``, com o perdão do trocadilho, que alterou a psique do garoto. A partir dali, ele passou a pensar só em uma coisa: combater o crime. Abastado, foi criado pelo mordomo da família, o inglês Alfrede Pennyworth. Ao crescer, usou a fortuna da família para viajar pelo mundo e aprender diversas técnicas de combate corporal. Quando voltou a Gotham City, assumiu a presidência das Indústrias Wayne, um conglomerado até então administrado por profissionais contratados, e se transformou num autêntico playboy.

Mas era tudo encenação. Wayne passou a assombrar os criminosos de sua cidade natal vestindo-se, á noite, como um morcego humano! No começo, Batman, como ficou conhecido seu alter ego, era impiedoso e matava os bandidos. Com o tempo, contudo, passou a surrá-los e prendê-los apenas com direito a fraturas e hematomas, claro.

Como não possui nenhum super poder, ele faz uso de seu físico privilegiado e das várias técnicas de combate em que é mestre. Além disso, é considerado o maior detetive do mundo e tem dezenas de artefato que o ajudam a combater o crime, como um ´´cinto de utilidades`` , com kit de primeiros socorros, corda, bumerangue, chaves mestras etc., o batmóvel e computadores com bancos de dados poderosos, que ficam em seu quartel-general, a batcaverna. Wayne decidiu mesmo encarnar um morcego... Mesmo assim, integrou a Liga da Justiça e, depois, fundou as equipes Os Renegados e a Corporação Batman.

O segredo do Morcego

Combinando inteligência aguçada, poder investigativo acima da média e grande força física, Batman escapou da morte miraculosamente diversas vezes. Em 1993, por exemplo, teve a coluna fraturada pelo vilão Bane, mas tarde que estava só ´´viajando pelo tempo``. Por isso, alguns desconfiam, com boas razões para tanto, que vários homens já usaram o uniforme do Homem-Morcego.

E seus hábitos estranhos só se acumularam. Ao longo de várias décadas, teve quatro parceiros mirins, todos com a alcunha de Robin, para caçar bandidos pelas ruas, o que sempre levantou dúvidas sobre sua sexualidade, mesmo já tendo na pele de Wayne quanto na do Batman. E o Robin mais recente é seu próprio filho, Damian, cuja mãe é uma terrorista! Crianças que ele expõe a uma violência que nunca cessa.

Há ainda quem defenda que o Cavaleiro das Trevas, como também é chamado, tenha sido a inspiração para o surgimento de psicopatas como Coringa, Espantalho e ´´Chapeleiro Louco``. Outros acham que ele faz o serviço que a polícia não realiza. Mas o certo, mesmo é que poucos sabem dizer quem usa a máscara: Wayne ou Batman.

 Batman e Robin: Um caso de amor?

É engraçado como o Robin trouxe má fama ao Homem-Morcego. Talvez a razão para toda a desconfiança seja a incompatibilidade de um vigilante sombrio com um rapazinho em trajes quase sumários. Mas, quando Bill Finger e Bob Kane pensaram num parceiro de luta contra o crime para Batman, a razão era de outra ordem. Ao escrever os toteiros, Finger começõu a achar que um formato em que lemos sempre os persamentos do personagem ia se desgastar rapidamente e sugeriu um parceiro para que Batman tivesse com quem conversar e desenvolver seus raciocínios. E aí ele e Kane decidiram fazer de Robin um jovem para que a molecada pudesse se identificar com o novo personagem. E a moda pegou. Depois do Batman, quase todos os heróis começaram a ganhar parceiros jovens. Até mesmo o Superman começou a andar mais com Jimmy Olsen, o repórter novato do Planeta Diário. Mesmo assim, as desconfianças ficaram todoas voltadas para o Homem-Morcego e seu menino-Prodígio. Deve ser inveja da fortuna de Bruce...

Fonte: Revista Super Interessante

Postar um comentário

0 Comentários