Confira os maiores fracassos na franquia Resident Evil


  Toda série no mundo dos videogames já teve seus tropeços, seja por erros válidos ou por colocar o nome da franquia em uma aposta infeliz. Porém, isso nunca as afetou de maneira irreversível. Um bom exemplo disso é Resident Evil, que teve alguns títulos que realmente fracassaram apesar de todos os seus esforços. Veja alguns destes jogos:

Resident Evil, em sua trajetória de sucesso, também teve tropeços (Foto: Dorothy Josepha Hwee)

Resident Evil, em sua trajetória de sucesso, também teve tropeços 

Quando Resident Evil: Outbreak foi lançado, em 2004, a Capcom estava presa em um acordo com a Nintendo que garantia a exclusividade da série principal em consoles da empresa, algo que não estava funcionando muito bem para ela. Tentando driblar essa questão, surgia uma nova série paralela.
Enquanto os outros jogos da série se focavam em figuras heróicas, Outbreak tem como protagonistas oito pessoas comuns que estavam em um bar no início da ameaça zumbi em Raccoon City, tendo que se virar para sobreviver, o que não era lá muito interessante. Ele ainda teve uma sequência em 2005, Resident Evil: Outbreak File #2. Não chegou a fazer sucesso, tendo seus servidores fechados em 2007.

 

Esta é uma ferida relativamente recente nos fãs da série. Lançado em 2012 Operation Raccoon City é um jogo com foco em multiplayer online, trazendo disputas entre times das forças especiais americanas e do esquadrão de segurança da Umbrella. No meio do combate, inimigos como zumbis se tornam um elemento caótico no embate.
Mas esse conceito por si só não foi suficiente para segurar o jogo. Resident Evil: Operation Raccoon City pecou por vários motivos, ora por explorar um tema já saturado, o incidente em Raccoon City, ora por simplesmente fazer o mesmo que outros títulos semelhantes, mas de maneira inferior.

 

No ano 2000, após o sucesso de Resident Evil 2 e 3, a Capcom achou que seria uma boa ideia lançar um spin-off da série, um título completamente diferente. Resident Evil Survivor é um jogo de tiro em primeira pessoa que, apesar de ter um imenso potencial, se tornou facilmente um dos piores capítulos da série.
O jogo contava com gráficos horrendos, mesmo para a época, uma taxa de quadro incrivelmente instável, inimigos repetitivos e simplesmente um sistema de tiro que não funcionava da forma que deveria, tornando toda a experiência ainda mais dolorosa.

 
Resident Evil 4 Zeebo Edition 

Muitas pessoas tiraram sarro que, depois que Resident Evil 4 perdeu a exclusividade no GameCube, ele iria parar nas mais estranhas plataformas. Isso acabou sendo verdade quando o jogo recebeu uma versão para o Zeebo em 2009, um videogame que teve grande foco no Brasil, mas que não alcançou muito sucesso.
Resident Evil 4 Zeebo Edition é baseado na versão do jogo lançada para iPhone, o que já a torna extremamente limitada em relação às outras. Para piorar, os zumbis estão azuis. A cor de pele dos monstros foi alterada como uma maneira de deixar os inimigos menos humanos e assim diminuir o impacto da violência.

 

De todos os títulos mencionados, nenhum foi tão decepcionante quando Resident Evil Gaiden. Quando o GameBoy Color foi anunciado, a Capcom revelou que estava envolvida em uma façanha: converter o primeiro Resident Evil para o portátil. O mais incrível é que ela já tinha imagens, e apesar das limitações, parecia algo incrível.
No entanto, o jogo foi cancelado e a Capcom o refez como Resident Evil Gaiden, lançado em 2002. A história se passa em um barco, trazendo como protagonistas Leon S. Kennedy e Barry Burton. Os ângulos de câmera cinematográficos foram trocados por uma visão aérea bem feia e os tiroteios com zumbis foram trocadas com batalhas que pareciam de RPG.
Não apenas pela comparação com o que poderia ter sido, Resident Evil Gaiden era um péssimo jogo por seus próprios méritos e a maioria dos fãs prefere esquecer que algum dia ele existiu.


Postar um comentário

0 Comentários