Fifa Soccer completa nesta segunda-feira (15) duas décadas desde que o
primeiro título chegou às lojas. A franquia de futebol mais vendida do
mundo não só se tornou uma referência nos games de esporte, como também
revolucionou a jogabilidade do gênero graças a seus principais
elementos. Confira as principais evoluções do game:
Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás
Revolucionando o futebol virtutal
Fifa International Soccer chegou ao mercado em 15 de julho de 1993 e
tornou a experiência de jogar futebol no videogame agradável e amigável.
Antes dele, o velho esporte bretão tinha algumas tentativas ruins e
poucas séries com sequência, casos de Formation Soccer (TurboGrafx/PC
Engine/Super Nintendo) e Sensible Soccer (Computadores).
O game da EA Sports tinha muitas inovações, como jogadores que
respeitavam esquemas táticos, a visão isométrica, torcida animada,
replays, arbitragem em campo, várias formas de marcar gols, diferenças
climáticas que alteram as condições da partida e, claro, o aval da
entidade que governa o futebol em todo o mundo. Na fase de
desenvolvimento o game era conhecido como EA Soccer e chegou ao mercado
trazendo apenas seleções, no clima da Copa do Mundo de 1994, realizada
nos Estados Unidos.
Clubes
O crescimento da série Fifa se confunde com a própria história do
futebol virtual, que viria a ter em Winning Eleven/PES e International
Superstar Soccer, ambos da Konami, seus maiores rivais. O primeiro Fifa
chegou com a ambição de ser um jogo mais realista em relação ao que já
havia na época, mas foi na edição seguinte, Fifa 95, que a série trouxe
uma de suas principais características durante anos: a presença de
clubes e ligas reais.
Fifa 95 introduziu as principais ligas de futebol do mundo
Apesar da ausência de jogadores de verdade, os torcedores de alguns dos
principais países do mundo futebolístico tiveram a chance de escolher o
time para qual torciam. A série deixou as genéricas competições entre
seleções para pôr em campo rivalidades entre clubes de forma exclusiva.
Até clubes brasileiros do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do
Internacional de Porto Alegre, foram inclusos.
Ídolos
A partir de Fifa 96 a EA Sports fechou contrato com a FIFPro,
organização que representa os jogadores profissionais em todo o mundo e
garantiu finalmente a presença de craques do futebol real, como Romário,
Rivaldo, Roberto Carlos, Roberto Baggio, Eric Cantona, Giuseppe Signori
e Edgar Davids, o que se tornou um grande diferencial em relação aos
concorrentes e seus jogadores fictícios.
Inspirada pelos games de gerenciamento de futebol, ainda populares só
no Reino Unido, a edição “96” apresentou o conceito de criação de times
personalizados (ainda arcaico) e um modo de transferências. Era possível
então adquirir astros e montar equipes ainda mais poderosas que o
Flamengo do Baixinho e Sávio, e o Palmeiras de Djalminha, Roberto Carlos
e Cafu. Nos jogos atuais, é impensável um modo carreira sem a
possibilidade de recorrer ao mercado de jogadores.
Patrocinadores
Os primeiros esboços da inclusão de camisas mais realistas, com
patrocinadores e emblemas dos clubes foi em Fifa 99, mas de forma
genérica, já que não haviam uniformes licenciados. Em Fifa 2000,
apareceram os primeiros clubes com uniformes licenciados: todos da Major
League Soccer, a liga americana de futebol.
A partir do Fifa 2001, os uniformes foram completamente licenciados
No Fifa 2001, a EA Sports desenvolveu um novíssimo motor gráfico, com
visual mais realista e – finalmente – uniformes completamente
licenciados, inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético
Paranaense. A partir daí, os uniformes licenciados se tornaram
obrigatórios não só na série, mas como na concorrente Pro Evolution
Soccer alguns anos depois.
Estádios e Eliminatórias
Jogos de futebol com seleções sempre foram bastante comuns e genéricos,
mas o acréscimo das Eliminatórias completas para a Copa do Mundo de 98
em Fifa Road to World Cup 98 deram um novo significado na escolha de um
país para representar. Apesar de um gameplay fraco em relação ao
concorrente Winning Eleven, o trabalho feito pela EA Sports contou
também com a recriação de templos mundiais do futebol, como Maracanã,
Wembley e San Siro e estádios menos prestigiosos, como o Hasely Crawford
Stadium, em Trinidad e Tobago.
O modo de Eliminatórias voltou em Fifa 2002, para a Copa de Coréia do
Sul e Japão, implementado com as copas continentais (Eurocopa, Copa
América, etc) e a Copa das Confederações. Também havia a opção de
realizar amistosos preparatórios e conquistar posições no ranking da
Fifa, no caso de escolher a França – então campeã do mundo e com vaga
automática – ou as anfitriãs Coréia do Sul e Japão. Porém, ao conquistar
a tão sonhada vaga não há aonde ir, já que a Copa do Mundo não está
inclusa no jogo!
Futsal
Foi na série Fifa que outras modalidades de futebol ganharam espaço nos
games. Em Fifa 97, o futebol indoor – popular na América do Norte – foi
introduzido para partidas amistosas, opção mantida até a edição
seguinte, Fifa Road to World Cup 98. O espaço de jogo é reduzido e jogam
apenas cinco atletas de cada lado. Não há linhas laterais e nem meta,
lembrando os rinques de hóquei no gelo.
O futebol indoor, semelhante ao futsal, esteve presente em Fifa 97
O futebol indoor renderia mais tarde na criação da série Fifa Street, com regras menos estritas que o association football
(futebol de campo, se preferir). Street trouxe também em futuras
edições outras formas de jogar futebol, como as modalidades de rua e o
futsal, que apesar da enorme popularidade mundial, nunca teve a devida
representação nos games. Na edição de 2012 de Fifa Street, foram criados
até torneios fictícios usando as regras do futebol de salão, que também
é gerenciado em todo o mundo pela Fifa.
Realismo
Ainda que muito populares, os primeiros games da série Fifa pecavam na
questão realismo. A movimentação robótica, a física que deixava a bola
leve e a inteligência artificial limitada deixavam os lançamentos anuais
da série sempre atrás de Winning Eleven e até de outros títulos de
futebol quanto à fluência das partidas.
Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09
Em Fifa 2003, a Electronic Arts finalmente desenvolveu um motor de jogo
focado em suprir a necessidade dos fãs de futebol, cada vez mais
acostumados à simulação dos games da Konami. A curva evolutiva só
cresceu, com a adição de melhorias a cada edição e o desenvolvimento de
motores gráficos cada vez mais realistas, que ultrapassaram a qualidade
do rival a partir de Fifa 09.
Veio o controle de dribles, o controle de jogadores sem a bola para
criação de jogadas e até as diferentes formas de marcação, com botões
diferentes.
Música
Uma boa trilha sonora nunca influenciou na qualidade de jogos de
futebol e, talvez, até por isso, a EA Sports desbravou praticamente
sozinha este campo. O primeiro game a contar com trilha sonora
licenciada foi Fifa 98, que provavelmente traz uma das seleções mais
seminais entre os jogos de esporte com “Song 2” dos ingleses do Blur
como canção-tema, e faixas in-game de nomes fortes da música eletrônica:
Crystal Method e Electric Skychurch.
Desde então a série foi embalada por canções de bandas como Oasis,
Linkin Park, Gorillaz, Fatboy Slim, DJ Tiesto, Robbie Williams, Muse,
Kings of Leon, entre tantos outros. Até nomes brasileiros como Os
Tribalistas, Seu Jorge e Cansei de Ser Sexy já figuraram nas seleções
sonoras de Fifa. O peso da trilha sonora acabou influenciando o
concorrente Pro Evolution Soccer, que também passou a incluir nomes
populares da música mundial.
Futuro
Em 20 anos foram mais de 120 milhões de unidades vendidas de todos os
games da série Fifa, a consolidando como uma das dez séries mais
vendidas da história dos videogames. Resultado para deixar os executivos
da EA com sorrisos de orelha a orelha. A entidade máxima do futebol,
que empresta seu nome ao game, demonstrou o valor da parceria ao renovar
até 2022 a licença da série.
A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado
Fifa é um sucesso absoluto e mesmo com versões anuais, nunca sai de
moda. Prova é que, segundo a EA, mais de 65 milhões de partidas do game
são jogadas todas as semanas em seus servidores. E consolidar o sucesso
na próxima geração, com o Xbox One e o PS4, é o desafio da empresa para Fifa 14. Afinal, a Konami quer dominar o mundo com PES 2014!