Tibia,
assim como muitos outros MMORPGs, divide várias opiniões a respeito de
sua polÃtica de eliminar outros jogadores - o famoso combate PvP (Player
vs. Player). Por isso, separamos uma pequena explicação sobre os
servidores que permitem essas batalhas, além de falar sobre as regras e
limitações que cada um deles apresenta.
Confira todas as modalidades e detalhes do intrincado PvP de Tibia
Há três tipos de servidores PvP: Os Hardcore PvP, os Optional PvP e os
Open PvP. Nos servidores hardcore, não há qualquer limitação, é um mundo
onde cão come cão. Nos Optional, apenas durante guerras é permitido o
combate entre usuários, os quais sejam de lados opostos. Já o Open PvP
possui uma longa lista de restrições que iremos revisar.
Um detalhe a se destacar é que, independente do tipo de servidor, você
não tem permissão para atacar um jogador nos 10 primeiros segundos após
ele fazer Login com seu personagem. A única exceção é caso esse jogador
ataque você primeiro e seja apenas autodefesa.
Hardcore PvP
Como dito, este modo não tem restrições e nem punições. Você pode matar
outros jogadores livremente e isso é até mesmo incentivado, já que em
um servidor hardcore, a matança acaba virando o foco do jogo.
Optional PVP
Optional PvP
Neste caso, o PvP é liberado quando duas Guildas decidem declarar
guerra, uma contra a outra. Apenas os personagens das Guildas envolvidas
podem ferir uns aos outros e também não é possÃvel se mover para
espaços ocupados por inimigos ou seus summons. Durante uma guerra você
tem um aumento de skills ao atacar seus oponentes.
Open PvP
Diferente do Hardcore e do Optional, o Open PvP tem uma série de
restrições, regras e punições para quem as desobedece. Por exemplo, você
pode matar jogadores agressivos livremente, aqueles que estejam
marcados com uma caveira em seu nome. Porém, ao matar jogadores
inocentes - sem caveira - você será marcado como um jogador agressivo,
uma presa para os outros.
As punições são distribuÃdas para os últimos 20 jogadores que causaram
danos à vÃtima nos seus 60 segundos finais de vida, permitindo que um
grupo inteiro seja responsabilizado por uma morte. Auxiliar na matança
indiretamente, prendendo ou paralisando o oponente, não acarreta em
punição, mas o seu nome aparece na lista da vÃtima como uma pessoa que
ajudou a matá-la.
Caso você mate muitos jogadores desmarcados em um certo espaço de
tempo, começará a receber punições, que variam dependendo da quantidade
de pessoas que matou e o intervalo de tempo em que essas mortes
ocorreram. Essas punições são dadas através de um sistema de caveiras no
seu nome.
Dependendo do seu comportamento PvP em Tibia, pode receber punições
A Marca da Caveira
Caveira Branca – Esta é a classificação mais branda,
garantida ao atacar outro jogador. Você fica marcado com uma caveira
branca por 60 segundos, impedido de deslogar de entrar em zonas de
proteção. Caso você continue atacando, esse tempo vai sendo estendido.
Caveira Vermelha – Se por acaso, além de atacar, você
eliminar outros jogadores inocentes, os quais não estão marcados com
caveiras, você pode ganhar uma caveira vermelha. Ela é enviada a quem
eliminar de 3 a 5 jogadores inocentes em 24 horas, 5 a 9 em 7 dias ou 10
a 19 em 30 dias.
A Caveira Vermelha é uma punição média que dura por 30 dias, podendo
ser estendida se as infrações forem repetidas. Caso você morra com uma
caveira vermelha, perderá todos os seus itens, independente de estar
usando Blessings ou Amulet of Loss para prevenir isso.
Caveira Preta – Esta já é uma punição pesada, guardada
para jogadores que matem 6 ou mais jogadores inocentes em 24 horas, 10
ou mais em 7 dias ou 20 ou mais em 30 dias. Ela tem duração de 45 dias
e, assim como a Caveira Vermelha, pode ser estendida e você perde todos
os seus itens ao morrer.
Uma diferença da Caveira Preta é que uma vez marcado por ela, você não
tem mais permissão para atacar jogadores inocentes, sem marca de
caveira. Isso também significa que você não pode usar magias e runas de
área que sejam ofensivas, não pode utilizar magias sem um alvo
especÃfico, nem Burst Arrows, pois poderiam atingir pessoas inocentes
por tabela.
Como é uma punição pesada, um usuário marcado com a Caveira Preta
recebe o dobro de dano em combate PvP contra outros jogadores. Ao
morrer, você perde todos os seus itens e retorna ao templo com apenas 40
pontos de Health e 0 de Mana.
Lidar com a morte faz parte de Tibia, como em todos os MMORPGs
Caveira Amarela – Além das caveiras de punição, há
ainda algumas outras, como a amarela, laranja e verde. Caso você esteja
com uma Caveira Branca, Vermelha ou Preta, e seja atacado por outro
jogador, este que atacou você será marcado com uma Caveira Amarela,
visÃvel apenas para você.
Em outras palavras, a Caveira Amarela indica que este jogador atacou
você primeiro e que você pode matá-lo sem temer aumentar sua punição,
pois está apenas se defendendo de uma agressão.
Caveira Laranja – Já a Caveira Laranja é atribuÃda
quando alguém mata você de forma injusta. Esse jogador ficará marcado
com essa caveira por 7 dias, visÃvel apenas para você, simbolizando que
tem todo o direito de se vingar dela. Ao atacar esse jogador, no
entanto, você ganha uma Caveira Amarela, permitindo que ele se defenda.
Caso seja morto pelo mesmo jogador mais de uma vez, você pode se vingar
o mesmo número de vezes que foi morto, a Caveira Laranja só desaparece
se você matá-lo tanto quanto ele já te matou ou se os 7 dias de punição
se passarem.
Caveira Verde – A Caveira Verde não é uma punição, mas
apenas uma indicação de personagens envolvidos em uma guerra de
guildas, tanto a sua quanto a rival, e também de integrantes da sua
Party. Não há punições por matá-los.
Luta Justa
Em Tibia, existem “Regras de Luta Justa” para definir o que é
considerado uma luta honesta e uma luta desleal. Por exemplo: dois
adversários se enfrentando em condições de igualdade é obviamente algo
justo, mas esperar um usuário estar enfraquecido para então pegá-lo de
surpresa é considerado desleal.
As regras de luta justa ajudam jogadores a não perderem muito em ataques covardes
Uma luta é considerada desleal quando 40% do dano infringido a você nos
últimos 60 segundos de vida é causado por combates PvP, ou pelo menos
se 20% tiver sido causado por outro jogador ou seus summons.
A vantagem é que, quando uma luta é definida como desleal, as suas
punições pela morte vão sendo reduzidas, dependendo das condições. Os
nÃveis dos jogadores que te atacaram são somados e comparados ao seu
nÃvel e de jogadores que te ajudaram, como oferecendo cura. Se esse
número for maior da parte dos que atacaram, sua punição é amenizada.
Suas punições podem ser reduzidas em até 80%, considerando ainda suas
bênçãos, reduzindo assim suas perdas proporcionalmente a quão desleal
foi a luta.
Como não atacar inocentes
Modo Seguro
Em servidores Open PvP há um botão de segurança na interface que ativa o
Modo Seguro, um modo onde você não pode atacar outros jogadores
desmarcados por acidente, mas permite que você ataque jogadores marcados
com caveiras. No entanto, ainda há o perigo de atingir inocentes ao
utilizar magias ou runas que afetem uma área inteira. Nesse caso você
será punido com uma Caveira Branca.
Bloqueio para deslogar
Durante um combate você não pode deslogar do jogo devido a um efeito
chamado Logout Block. Após atacar alguém, usar magias ou runas
ofensivas, ser atacado por outro jogador ou criatura e até mesmo sofrer
dano acidental, você fica impedido de se deslogar por 60 segundos.
Caso você tente fechar o Tibia ou até desligar o seu computador durante
esse bloqueio, você sairá do jogo, mas seu personagem continuará online
vulnerável, recebendo ainda mais danos e sem poder se defender.
Bloqueio de zona de proteção
Em Tibia há certos locais onde não é possÃvel atacar outros jogadores.
Essa localidade é conhecida como zonas de proteção. Tratam-se de
templos, depots, navios, casas, entre outros. Caso você ataque alguém e
seja marcado com uma Caveira, você fica 60 segundos sem poder entrar em
uma zona de proteção, fenômeno conhecido como Protection Zone Block (PZ
Block).
Isso ocorre para que você não possa simplesmente atacar alguém e correr
para uma zona de proteção, sem dar a chance de que ele revide. Caso
você seja atacado e então revide, você não fica impedido de entrar nas
zonas de proteção. Ao matar outro jogador, você fica sem poder entrar
por 15 minutos.
Magias e runas de ataque que afetem uma área automaticamente deixam
você impedido de entrar em zonas de proteção por 60 segundos, pois podem
acertar jogadores inocentes por acidente.
Trocando de lugar
Outro elemento que acontece apenas em mundos Open PvP é a ação de
Swapping ou Permuta, o que na prática é basicamente uma troca de
lugares. Para impedir que outros jogadores prendam fisicamente um
usuário, é possÃvel trocar de lugar com quem está tentando te prender.
Trocar de lugar com outros joadores impede
que você fique preso
Caso você fique completamente impedido de andar em todas as direções,
por obstáculos, jogador ou summons, você pode trocar de lugar com alguns
deles. Quando for possÃvel executar a troca de lugar, os quadrados para
onde você pode ir estarão da cor laranja, bastando clicar ou andar na
direção dele com as setas para trocar de lugar.
Só não é possÃvel trocar com personagens que estejam em uma zona de
proteção, portas, que você tenha atacado primeiro ou que estejam em
guerra.
Como não perder bênçãos em PvP
Existe uma bênção (blessing) especial para jogadores que tenham medo de
perder suas bênçãos em PvP. Chamada de Twist of Fate, ela pode ser
comprada de NPCs dentro de templos e o seu preço é proporcional ao nÃvel
do jogador que deseja comprá-la.
Bênção Twist of Fate ajuda a não perder
outras bênçãos em combate
Com a Twist of Fate, ao ser morto em uma luta considerada desleal (veja
as condições acima), você não perde suas bênçãos ao morrer, perde
apenas a Twist of Fate, mantendo todas as outras. Uma vantagem é que
caso você não tenha outras bênçãos para “proteger”, a Twist of Fate
também não será utilizada.
Vale lembrar no entanto que ela só serve para PvP, jogador vs jogador.
Caso você morra para um monstro, a Twist of Fate não poderá salvar as
suas outras bênçãos.