MissingNo, Ermac e mais: veja os bugs mais famosos da história dos games

  Muitos games se destacam por ter uma jogabilidade divertida, belos gráficos ou história interessante. Entretanto, alguns deles trazem falhas em seus códigos que geram resultados tão inusitados que se tornam inesquecíveis. Alguns desses bugs mudaram jogos importantes, como GTA, Street Fighter 2 e Space Invaders, enquanto outros são apenas bizarros demais e acabaram ficando famosos entre os jogadores.

Um glitch em Street Fighter II criou os combos em jogos de luta (foto: Divulgação)

Um glitch em Street Fighter II criou os combos em jogos de luta (foto: Divulgação)
Space Invaders
Space Invaders é um grande clássico dos videogames. Os primeiros fliperamas com o título foram desenvolvidos em 1978 e traziam um conceito simples: atirar e destruir as naves inimigas. O problema é que conforme o número de adversários vai diminuindo, a velocidade de cada uma delas aumenta, tornando o jogo mais difícil.
Esta inovação foi muito famosa na época, criando o que se chama atualmente de “curva de dificuldade”, ou seja, o jogo fica mais difícil conforme a habilidade do jogador. O problema é que a inovação nasceu de um bug. O criador de Space Invaders, Tomohiro Nishikado, criou um game muito poderoso para o hardware da época, o que fazia com que fosse muito difícil para a máquina aguentar a grande quantidade de inimigos na tela.
Na prática, o jogo começava mais lento que o programado, mas conforme o número de adversários diminuia, sobrava mais memória para o hardware processar o game corretamente. Na época, Nishikado gostou do efeito e decidiu mantê-lo na versão final.
 
Street Fighter 2
Hoje em dia, é perfeitamente normal para um game de lutar ter um sistema de combos que permite aos jogadores fazerem sequências longas de golpes. A novidade, entretanto, surgiu inteiramente por acaso em um dos jogos que se tornaria um dos mais icônicos do gênero: Street Fighter 2.
Antes do lançamento do game, o produtor Noritaka Funamizu percebeu que existia um pequeno bug que permitia que um jogador conseguisse desferir dois golpes seguidos sem que o adversário conseguisse revidar. Nenhuma outra pessoa da equipe havia descoberto o problema, o que levou o produtor a acreditar que ele seria muito difícil de ser reproduzido pelos jogadores.
A mecânica foi um sucesso tão grande que a própria franquia incorporou o bug no jogo Super Street Fighter 2, que começou a contar o número de golpes de um combo e dar scores maiores para os jogadores.
Street Fighter 2 (Foto: Reprodução)Street Fighter 2 (Foto: Reprodução)
Pokémon Red e Blue
Os primeiros jogos da franquia foram responsáveis por estender a vida do Game Boy e traziam várias lendas urbanas, como o pokémon lendário Mew escondido embaixo de um caminhão inacessível. Os jogos eram cheios de problemas, mas um bug específico permitia encontrar qualquer pokémon no jogo em níveis maiores que 100 e também alguns que não existiam, como o famoso MissingNo.
O glitch também multiplicava o sexto item no inventário do jogador, permitindo que os jogadores possuíssem várias unidades de itens que deveriam ser únicos, como a Master Ball.
Pokemon Blue (Foto: Reprodução)Pokemon Blue (Foto: Reprodução)
Tiger Woods PGA Tour 08
Este glitch permitia jogar uma bola mesmo que ela caísse na água, o que lhe rendeu o apelido de “Jesus Shot”. Apesar de não ser muito impressionante, o problema ficou famoso por causa do vídeo de resposta que a produtora EA Sports lançou no YouTube, na qual afirma que “não é um glitch, ele [Tiger Woods] é que é muito bom”.
 
Final Fantasy VI
A série Final Fantasy é uma das mais influentes fraquias de RPG para videogame. Lançado em 1994, o sexto jogo da série (terceiro nos Estados Unidos) trazia um pequeno bug que transformava Cyan, um dos personagens jogáveis, em uma máquina de matar, causando danos altíssimos com seus ataques.
cyan final fantasy 3/4 (Foto: Reprodução)Cyan - Final Fantasy VI (Foto: Reprodução)
GTA 4
Alguns bugs se tornam influentes devido à diversão que proporcionaram. Em GTA 4, a programação do sistema de física do jogo deu origem a um pequeno glitch que transforma inocentes balanços em verdadeiras catapultas. Veja no vídeo abaixo.
 
Mortal Kombat
Este bug surgiu durante as versões de teste do segundo jogo da série. Quando os jogadores venciam determinados adversários, ocorria um erro do sistema, anunciado pelo som “Ermac”. O que origininalmente significava “erro de macro” se tornou uma lenda urbana que dizia que na verdade se tratava de um personagem secreto do jogo.
A história se espalhou tanto que a produtora do jogo, a Midway, decidiu incluir um personagem com este nome em versões futuras da franquia.
Ermac - mortal kombat (Foto: Reprodução)Ermac - Mortal Kombat (Foto: Reprodução)
World of Warcraft
MMORPGs não estão imunes a problemas de programação. Em 2005, a Blizzard adicionou um novo boss ao jogo, que possuia uma habilidade que drenava a vida de todos os que estavam por perto, com um detalhe: ela era contagiosa. A empresa julgou que a probabilidade de um jogador sobreviver e escapar do local enquanto infectado eram poucas, mas isso não impediu os usuários de espalharem a praga por todo o jogo.
O problema foi tão grande que os administradores forem obrigados a reiniciar servidores inteiros para se livrar do código.
Bug do Volatile - World of Warcraft (Foto: Reprodução)
Bug do Volatile - World of Warcraft (Foto: Reprodução)
GTA: San Andreas
A própria série GTA nasceu de um bug: o jogo original era para ser um game de corrida, com carros de polícia em perseguição a bandidos. Porém, um bug fazia com que a polícia perseguisse incansavelmente o jogador. Durante os teste, os desenvolvedores perceberam que os jogadores se divertiam mais com o erro do que com o resto, e resolveram redesenhar o título para os padrões que todos conhecemos.
O problema, entretanto, persistiu. Em San Andreas, caso o jogador consiga nível de perseguição máximo (seis estrelas), a polícia se torna tão agressiva que esquece seu instinto de autopreservação, levando a algumas cenas hilárias.
 
Goldeneye 007
Goldeneye foi o jogo que revolucionou o gênero FPS na época de seu lançamento. Além de sua ótima jogabilidade, o game chamou atenção por um bug bizarro. Ao mexer o cartucho do N64 durante uma partida, era possível fazer com que alguns personagens se contorcessem e se deformassem gerando situações divertidas.