Saiba como aparecer no Google Notícias e aumentar seu tráfego

Saiba como aparecer no Google Notícias e aumentar seu tráfego
Quando utilizamos o buscador do Google para pesquisar sobre um determinado assunto, é quase certo que algumas notícias serão vinculadas aos resultados. Isso nada mais é que o Google Notícias (ou Google News) entrando em ação!
Com o objetivo de proporcionar experiências ainda mais ricas aos seus usuários e oferecer conteúdo cada vez mais relevante, o Google adicionou ao seu site o recurso que exibe novidades correspondentes às palavras-chave utilizadas na pesquisa. O sistema varre a internet e rapidamente recolhe atualizações de mais de 1.500 fontes de notícias só no Brasil, oferecendo as mais importantes para o usuário.
O que você enxerga nisso tudo? Apenas um recurso vantajoso para a imprensa? Pois saiba que o Google Notícias pode ser muito favorável para o seu site em termos de SEO, presença online e geração de tráfego qualificado. Quer saber como? Encontre todas as respostas neste artigo.

O que é o Google Notícias?

Como explicamos brevemente no início do texto, o Google Notícias facilita a vida de quem navega pela web em busca de informações, sejam acontecimentos na economia, novidades em uma determinada indústria, mudanças na política, inovações tecnológicas etc.
Não pense, porém, que apenas portais de notícias conseguem aparecer nessa plataforma. Sites e blogs que publicam informações relevantes sobre eventos recentes ou significativos também podem ser mostrados, desde que estejam incluídos no Google Notícias — veremos mais adiante como aderir a esse sistema.
Antigamente, o usuário precisava favoritar vários portais de notícias e começar a atualizar página por página ao longo do dia para ficar por dentro das novidades. O Google Notícias funciona como uma alternativa a esse tipo de consulta, dando liberdade ao usuário para pesquisar notícias sobre o assunto que deseja e visualizar conteúdos de diversos sites sobre o mesmo tema — algo muito mais rápido e confortável para o leitor.
De certa forma, é como usufruir do que antigamente só o dono de uma banca poderia fazer: ler todos os jornais e revistas.

Como funciona essa ferramenta?

Não é novidade para ninguém que o Google tem inúmeras parcerias com os mais diversos sites. Um bom exemplo disso é a rede de display do Google AdWords, composta por milhões de sites parceiros — empresas, blogs, portais de entretenimento, jornais etc. —, em que os anunciantes podem exibir suas propagandas.
Outro tipo de parceria acontece com os portais de notícias. Enquanto o Google aprimora a experiência do usuário e se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de buscas do planeta, os sites de cunho jornalístico tiram proveito do tráfego potencializado pelo buscador.
Para transformar isso em realidade, o Google ajustou o seu robô (Googlebot), que varre a internet para indexar páginas web, com a função de vasculhar sites com conteúdo noticioso e disponibilizá-los para aparecerem entre resultados de busca. Caso o usuário queira acessar apenas os resultados referentes a notícias, é só selecionar a aba “Notícias” depois de realizar uma pesquisa no Google.
Além disso, as pessoas têm a opção de configurar a busca para exibir somente publicações de blogs ou definir o intervalo de tempo em que as notícias já foram publicadas (última hora, últimas 24 horas, última semana, último mês, último ano ou em um intervalo personalizado).
Sem contar que existe uma aplicação dedicada do Google Notícias, em que o usuário tem a opção de configurar a página para exibir somente as notícias sobre tópicos que lhe interessam, escolher suas fontes preferidas e até mesmo criar alertas de e-mail sobre um determinado assunto ou assinar feeds RSS.

Por que utilizá-lo para aumentar seu tráfego?

Em princípio, pode parecer estranho como um recurso destinado a conteúdos jornalísticos pode favorecer o seu site/blog destinado ao marketing digital. Apesar de não ser uma ferramenta publicitária, o Google Notícias oferece a possibilidade de subir no ranking do Google e gerar mais visitas para o seu site.
Um dos fatores que o Google leva em consideração na questão do SEO se chama “long clicks”. Long clicks são situações nas quais o usuário — ao navegar pela página de resultados do Google — clica no link do seu site e, depois, não retorna para a página do buscador, pois encontrou aquilo que queria.
Nesses casos, uma maneira muito eficiente de assegurar long clicks para o seu site é por meio da publicação notícias atualizadas ou publicações relacionadas aos acontecimentos, contendo uma análise feita por especialistas, por exemplo.
Imagine que o seu site se antecipou aos demais e publicou uma notícia quente! Como você saiu na frente, terá grandes chances de conseguir um bom posicionamento no Google Notícias (desde que já tenha aderido à plataforma). Se o seu conteúdo for realmente completo e informativo, você vai atrair pessoas que de fato procuravam por aquela novidade e que dificilmente retornarão para ver os outros resultados da busca.
Além disso, não podemos ignorar o fato de que o posicionamento das notícias dentro das pesquisas do Google colabora muito para a geração de tráfego, pois costumam ficar em evidência, com a indicação “Notícias principais” — sem que se confundam com os anúncios pagos.
Gostou da ideia? Está com vontade de saber por onde começar? Confira, então, um breve passo a passo e algumas dicas para incluir o seu website no Google Notícias!

Como fazer parte do Google Notícias?

Antes de tudo, vale lembrar o que dissemos anteriormente: o Google Notícias não é destinado à publicidade, mas sim a conteúdos noticiosos. Portanto, para ter acesso aos seus recursos, o procedimento é muito diferente dos outros serviços do Google. É preciso passar por uma aprovação.
O que é preciso para ser aprovado? Primeiramente, é necessário seguir as diretrizes gerais e técnicas do Google Notícias. Para isso, seu site tem que atender a uma série de requisitos, como:
  • ter URLs fixas e exclusivas para cada notícia (publicar diversas notícias em uma mesma URL ou alterar completamente o conteúdo dentro de uma URL com frequência não é permitido);
  • ter conteúdo rastreável pelo Googlebot, ou seja, que siga os padrões de HTML (conteúdo em PDF não é rastreável, assim como corpo do texto inserido em JavaScript, por exemplo);
  • não publicar artigos que contenham mais de um idioma no corpo do texto, já que isso pode confundir o sistema;
  • as notícias devem conter alguns dados, como data de publicação, data de edição (atualização), se for o caso, e o autor do material — lembrando que essas informações devem aparecer com clareza para que o rastreador do Google consiga identificá-las;
  • disponibilizar biografias sobre os autores e dados de contato para que os usuários se conectem a eles se assim desejarem, afinal, o Google Notícias dá bastante importância para a transparência;
  • a quantidade de anúncios nas suas páginas deve ser limitada, o que quer dizer que não pode haver mais propagandas do que conteúdo.
Para finalizar, você precisará cadastrar o seu site por meio da Central do Editor do Google Notícias. Lá, é preciso confirmar que o site realmente é seu. Se você ainda não tiver o Google Search Console instalado, o site não aparecerá na lista “Meus sites”, então clique em “Verificar site no Search Console” e siga as instruções. Depois que tudo estiver correto, o domínio do site estará listado e você poderá clicar em “Solicitar inclusão no índice do Google Notícias”.
Feito isso, preencha os dados do seu site e clique em “Enviar”. O prazo para que a equipe do Google Notícias avalie a sua solicitação pode levar de uma a três semanas, portanto, retorne à Central do Editor durante esse período para verificar se o seu pedido foi aprovado. Como ninguém gosta de perder tempo com reprovações, é altamente recomendado seguir todas as diretrizes que citamos acima.
Depois que o site constar como “Incluído”, uma boa prática é enviar um arquivo sitemap.xml específico de notícias pelo Search Console. A ideia desse sitemap é incluir postagens dos últimos dois dias e atualizá-lo com artigos novos assim que eles forem publicados, de modo a facilitar o mecanismo de busca a indexar todos os seus artigos — inclusive com mais agilidade. O próprio Google fornece um guia para criar um sitemap do Google Notícias.
Se você utiliza um CMS (Content Management System) como o WordPress e está pensando em como fazer todas as otimizações que vimos nesta seção, não se preocupe. Existem diversos plugins que você pode instalar para deixar o site pronto para o Google Notícias e gerar o sitemap de notícias, como o Simple Google News DE (grátis), o Lana Sitemap (grátis) e o News SEO for WordPress (pago).

Como aproveitar os benefícios?

Agora que o seu site já se encontra otimizado e pronto para ter as suas manchetes relacionadas ao Google Notícias, chegou a hora de conhecer algumas das melhores práticas para aumentar seu tráfego. Confira!

1. Esteja atento a tudo que acontece

Mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades em seu segmento, dando preferência aos assuntos instigantes com potencial para gerar repercussão, ou simplesmente que sejam úteis aos seus leitores — que sempre reconhecem o autor que publica bons artigos com frequência.
Enfim, seja um caçador de notícias. Dedique uma parte do seu tempo vasculhando sites com reconhecimento mundial, revistas, blogs de especialistas renomados, podcasts, vídeos, entre outros meios de manter-se inteirado para criar conteúdos relevantes.

2. Compartilhe conteúdo original

Não permita que o seu site ou blog seja um mero replicador de notícias, pois assim você provavelmente não vai conseguir destaque. Como o Google Notícias preza por conteúdo original, é preciso se certificar de que seus textos gerem valor de verdade para os leitores e que não sejam copiados de outras fontes.

3. Reforce a autoridade do site

Sempre que possível, conte com um especialista para participar da matéria. Por exemplo, os sites de maior reconhecimento sobre SEO costumam convidar profissionais experientes de marketing digital para participarem e até mesmo funcionários do próprio Google.
Mas não é só isso. Para criar autoridade, é preciso publicar notícias constantemente, com a preocupação de não perder a qualidade. Algumas recomendações são: colocar no ar pelo menos duas notícias por dia e convidar mais autores para escreverem no seu site/blog.
Sem falar que uma presença sólida nas redes sociais também é fundamental. Use canais como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para divulgar os seus posts e incentivar a audiência a compartilhar as notícias com os amigos, colegas e familiares.
Tudo isso vai ajudar a chamar a atenção de outros sites, que poderão fazer links para o seu, contribuindo para aumentar a sua reputação na web.

4. Crie títulos que estimulem o leitor

Em uma notícia, a manchete é que deve ser a maior responsável por chamar a atenção. Portanto, otimize os títulos com foco na atração de visitantes. Procure criar títulos concisos e objetivos, para que os leitores entendam rapidamente a proposta do seu post.
Evite repetir termos e escreva títulos no presente (talvez não seja possível, dependendo da notícia). Isso impede que a manchete fique monótona e sem apelo. Procure também utilizar a voz ativa, como em “Google anuncia compra da empresa X” — um título mais atrativo que “Empresa X é comprada pelo Google”.

5. Tenha um site com uma boa UX

Outra prática recomendada está no cuidado em oferecer uma boa experiência do usuário — ou user experience (UX) — aos seus leitores. Para isso, é essencial que o seu site conte com estes aspectos:
  • seja fácil de usar;
  • não contenha erros que possam confundir os visitantes;
  • tenha a capacidade de carregar rapidamente;
  • seja compatível com dispositivos móveis.

6. Noticie eventos recentes e informações relacionadas

Tenha em mente que, para ser uma notícia, seu post tem que tratar de assuntos atuais e ter um caráter oportuno. Se ele trouxer uma informação que continue sendo relevante daqui a dois anos ou mais — como o conhecimento sobre “o que é SEO” —, o Google Notícias dificilmente vai mostrar seu site nos resultados.
Para se ter uma noção, o Google define que os seguintes conteúdos não serão incluídos no Google Notícias:
  • conteúdo estritamente informativo, como a variação do preço de ações e previsão do tempo;
  • posts na forma de tutoriais, textos de instruções ou aconselhamentos;
  • anúncios de bens como imóveis;
  • vagas de emprego.
Vale destacar que, se o seu site também publica materiais que não sejam noticiosos, é preciso que a parte dedicada às notícias esteja bem separada dos outros conteúdos, em um subdomínio, por exemplo. Principalmente se você tiver artigos com um teor promocional, que tenham objetivo direto de vendas e tratem sobre os produtos e serviços da sua própria empresa, entre outros casos.
E não esqueça: se você misturar o conteúdo de notícias com outros tipos de materiais, o Google Notícias pode excluir todo o seu site da plataforma.

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