Super Mario é o mascote mais popular da Nintendo.
Com 29 anos de história, o personagem já estrelou dezenas de jogos,
entre eles os da série principal, Super Mario Bros., e também spin-offs,
como Mario Kart, Super Smash Bros. ou até mesmo Mario Tennis. Confira
algumas das curiosidades sobre sua saga, abaixo, e conheça mais do
famoso herói:
Super Mario World: confira a evolução do clássico jogo do encanador
Mario X Kong
Super
Mario não estreou nos videogames em um jogo próprio. O herói foi criado
por Shigeru Miyamoto para ser o principal inimigo de Donkey Kong,
no fliperama de mesmo nome. Mario, chamado na época de “Jump Man”,
tinha a missão de resgatar a princesa das garras do macacão.
O
jogo era bem simples e funciona como um tipo de plataforma único. Era
preciso subir diversas vigas e evitar os obstáculos para derrotar Donkey
Kong e salvar a princesa. O sucesso, claro, veio facilmente e ajudou a
criar a série principal.
Boné ou cabelo?
O
chapéu de Super Mario foi criado na época para conter um outro tipo de
problema. Originalmente, as limitações dos gráficos em 8-bit não
permitiram a Miyamoto, designer do personagem, criar um cabelo
bem-feito.
O chapéu é um dos símbolos da Nintendo, hoje
Por
conta disso, Miyamoto decidiu inserir no herói uma boina vermelha,
evitando assim a criação de um cabelo que certamente teria ficado mal
feito, devido às limitações gráficas, e criando um dos ícones mais
famosos dos videogames de todos os tempos – mesmo que sem querer.
Bowser bonzinho
Bowser,
o grande vilão de toda a série de Super Mario, nem sempre foi um
"malvadão" de primeira. No game Super Mario RPG, para Super Nintendo,
ele se alia ao seu maior inimigo, em prol de um objetivo em comum.
Na
ocasião, Bowser tem seu castelo invadido por uma entidade mais forte e é
expulso de lá. Assim, ele precisa da ajuda de Mario e seus amigos, para
não apenas reconquistar o castelo, mas também restaurar a ordem do
Reino do Cogumelo.
Mario, antes de Mario
Antes
mesmo do primeiro Super Mario, o personagem estrelou outro jogo que não
levava seu nome: Wrecking Crew, para o Nintendinho 8-bits. O nome fazia
referência ao trabalho do personagem no jogo: basicamente demolir
locais e chegar a um objetivo. Os jogadores controlavam Mario ou Luigi,
dependendo da escolha de quem seria o primeiro e quem seria o segundo.
Em
Wrecking Crew o próprio Mario está com um visual um pouco diferente do
que estamos acostumados, apesar de manter a característica roupa
vermelha, bigode e seu boné da mesma cor da roupa. O herói também usa um
martelo destruidor para limpar o caminho.
O 'pior filme de todos os tempos'
Super
Mario já virou filme! Em 1993, uma adaptação para os cinemas foi
lançada, estrelada por Bob Hoskins no papel de Mario e John Leguizamo
como Luigi. A história era um pouco mais realista e mostrava os dois
irmãos lutando contra King Koopa, a versão cinematográfica de Bowser.
O
filme foi considerado um fracasso e no estilo “lado B”, com efeitos
especiais de baixa qualidade, mesmo para a época, e cenas dignas de
novela, como o romance entre Luigi e a princesa Daisy. Até mesmo
personagens como Toad e Yoshi ganharam versões para as telonas nesta
produção, mas todas com interpretações realistas e que em nada lembram
suas versões originais nos games. Melhor não querer assistir!
Donkey Kong, ou melhor, Popeye
Lembra
do Donkey Kong, o primeiro jogo estrelado por Mario, citado mais acima?
Ele seria um jogo do Popeye, o famoso marinheiro que come espinafre.
Porém, a Nintendo não conseguiu os direitos autorais do herói e resolveu
produzir uma aventura original.
Por
conta deste embargo de direitos, Mario ganhou vida e substituiu Popeye
como o herói da aventura. Além disso, Olívia Palito seria a heroína em
perigo, mas foi substituída pela princesa Pauline (na época chamada
assim).
Inspirações no mundo realista
Muitos
personagens, figuras e inimigos em Super Mario foram inspirados por
elementos do mundo real de forma bem próxima. Um destes exemplos é o
inimigo Chain Chomp, aquela bola com uma boca que fica presa em uma
corrente.
De
acordo com Shigeru Miyamoto, criador da série, o Chain Chomp foi
inspirado por um cachorro da vizinhança em sua infância, que ameaçava
correr atrás dele, mas que estava preso por uma corrente, assim apenas
avançava de forma limitada – da mesma forma que ocorre com o monstro.
Super Mario Galaxy em 2000
Super
Mario Galaxy, o primeiro game do personagem no Wii, foi inspirado por
Super Mario 128, uma demonstração técnica exibida pela Nintendo em um
evento no ano 2000. Naquela época, a ideia era mostrar como seria um
novo game de Mario, mas o projeto nunca saiu como planejado.
Super
Mario 128 seria uma sequência direta de Super Mario 64 e mostrava um
monte de cópias do personagem andando por um cenário circular. As cópias
extras não chegaram em Super Mario Galaxy, mas os cenários circulares
são algumas das principais novidades do game.
Mario mora no Japão
Em
Super Mario Bros. 3, de Nintendinho, um dos mapas vistos no game tem
seu formato inspirado no mapa do Japão, de uma ponta a outra, ainda que
de forma mais contida e com alguns pequenos detalhes diferentes.
Além
disso, no mapa dentro do jogo, há um castelo que fica na mesma
localização onde é Kyoto, local que, por um acaso, abriga a sede da
Nintendo. Nada mais justo, afinal, a empresa é originalmente japonesa,
bem como o criador de Mario.
A nova princesa
Lançado
em 1989 para o Game Boy, Super Mario Land foi o primeiro game da série a
ser produzido sem o envolvimento de Shigeru Miyamoto. Além disso, foi
nele que também tivemos uma nova princesa em apuros: Daisy, no lugar de
Peach.
Vale
lembrar que Daisy também foi utilizada no longa-metragem de Super
Mario, pouco tempo depois. O mais curioso é que a personagem nunca foi
tão famosa e só recentemente ganhou mais atenção nos games, como na
subsérie Mario Kart.