Em breve vai ser mais difícil capturar telas do WhatsApp; entenda por que

Divulgação

A equipe que cuida do WhatsApp está há algum tempo testando um recurso de autenticação usando o sensor de impressão digital do celular no Android e também no iOS. Enquanto a ferramenta ainda não é disponibilizada ao público, o site de vazamentos WABetaInfo adiantou um efeito colateral disso.

Segundo postagem desta segunda-feira (15), a versão beta 2.19.106 do WhatsApp para Android esconde em sua programação o recurso em desenvolvimento da autenticação por digital. Mas uma captura de tela sobre isso traz a seguinte mensagem:

Quando habilitada, a impressão digital é requerida para abrir o WhatsApp e capturas de tela das conversas são bloqueadas. Você ainda pode responder a mensagens nas notificações e responder a chamadas se o WhatsApp estiver bloqueado.


Ou seja: se você fizer questão de reforçar a segurança do seu WhatsApp usando a sua digital como meio de desbloqueio, você não vai mais poder capturar a tela das suas conversas dentro do app, pois ele vai impedir isso. Alguns apps fazem isso, como o da Netflix no modo de reprodução de vídeo.

Não sabemos por que o WhatsApp tomou essa atitude --ou talvez tomará, já que o recurso ainda não foi lançado, nem tem data para sair ainda. Afinal, se o usuário autentica sua identidade usando sua própria impressão digital, por que as capturas de tela de suas próprias conversas precisam ser bloqueadas?

De qualquer forma, essas são informações extraoficiais não confirmadas pela empresa. Vamos ver se ela vai se confirmar em sua versão final.
Como vai funcionar?

De acordo com o site, a autenticação por digital precisa ser habilitada no aparelho. Isso poderá ser feito em:

Configurações do WhatsApp - Conta - Privacidade

Quando a função for ativada, o WhatsApp vai solicitar a impressão digital sempre que o usuário quiser acessar as próprias conversas.


O usuário vai poder cadastrar uma digital nova ou usar as que já foram cadastradas anteriormente.

Será possível escolher se o bloqueio do aplicativo deve acontecer:

imediatamente;
depois de 1 minuto;
depois de 10 minutos;
depois de 30 minutos.
Ao abrir o WhatsApp, uma imagem informando que o aplicativo está bloqueado deve aparecer. Logo abaixo, existe o símbolo de uma digital.

O usuário vai precisar tocar no sensor biométrico (esteja ele onde estiver no aparelho) para fazer o desbloqueio do serviço de mensagens.

Caso a digital não seja compatível, uma tela de erro vai aparecer.


  

Postar um comentário

0 Comentários