O que é DNS e o que ele tem a ver com a minha conexão com a internet?

Getty Images 
DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço "nominal" (site do UOL, por exemplo) com o endereço real (número de IP, de Internet Protocol) para poder acessá-lo.

Funciona assim: quando você digita www.uol.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço para o IP 200.221.2.45 (relativo ao UOL) e permitem o acesso.

Os provedores de acesso possuem DNS próprios, mas há também DNSs públicos como o OpenDNS e o DNS Advantage. (Veja lista com IPs de servidores DNS)

A vantagem do OpenDNS, por exemplo, é que ele possui um enorme cache, o que deixa a navegação mais rápida. Cada registro, cada site acessado e cada resultado obtido é armazenado e disponibilizado aos demais usuários.

Além disso, ele traz uma série de recursos extras como a proteção contra phishing, filtro de conteúdo, bloqueio de domínios, sites adultos e web proxies, listas negras e brancas e correção automática de endereços digitados erroneamente.

O serviço é gratuito e personalizável, seu painel de controle permite que administradores obtenham total controle sobre as redes e possam alterar as informações de páginas de erro.

"Mudar o DNS não significa que você obterá acesso a 'mais sites' além daqueles acessíveis por usuários que não utilizam os mesmos servidores DNS que você. Você ganha em agilidade e alta disponibilidade, não acesso diferenciado", explica Marcos Silva, editor do blog "Open2Tech" e técnico da informação.
Como checar e alterar o DNS

Marcos Silva ensina como verificar o DNS em seu micro. No Windows:

    Acessar o prompt de comando (em Iniciar > Acessórios)
    Utilizar o comando "ipconfig /all"
    Vai aparecer o servidor DNS primário e o secundário de sua conexão
    O número que aparece é o IP do servidor DNS

As principais conexões de banda larga disponíveis no Brasil usam IP dinâmico.

Postar um comentário

0 Comentários